Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Os Russos e Machado de Assis são tema das próximas lições sobre os clássicos na Feira do Livro do Porto
14-09-2018

Neste sábado, pelas 12 horas, o ciclo de lições da Feira do Livro vai perscrutar Tolstói, Dostoiévsky, Gogol, entre outros autores russos. Já no domingo, à mesma hora, o curso breve de literatura, sempre ministrado por especialistas, propõe (re)visitar a obra de Machado de Assis. 


Neste fim de semana, as Lições da Feira do Livro sugerem duas viagens a dois mundos completamente distintos, tanto ao nível geopolítico, como no que se refere à realidade socioeconómica e cultural.


Este sábado, os grandes nomes da literatura russa vão até ao Salão Independente (Mezzanine da Galeria Municipal do Porto). Numa lição conduzida pela escritora Ana Margarida de Carvalho, reflete-se sobre a vida, sob o prisma das complexas e imortais personagens dos contos de Dostóievsky, Gorki, Gogol, Tolstói e Tchekov. Excesso e esplendor, fúria e crueldade, melancolia e riso configuram, na verdade, estados de alma universais, que tão bem Os Russos souberam pôr no papel.


No domingo, também ao meio dia, na Capela de Carlos Alberto (inserida nos Jardins do Palácio), a Lição incidirá sobre Machado de Assis, mais especificamente sobre o seu último livro, "Memorial de Aires", um original romance de humor superiormente melancólico. Quem conduz a matéria é Abel Barros Baptista, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que fará ainda uma apresentação rápida da obra do autor brasileiro e das possibilidades que oferece ao leitor português.


Depois de quatro Lições ministradas - que estudaram Dante, Cervantes, Fernando Pessoa e Flaubert - chegam neste fim de semana mais dois universos literários. Cada um à sua maneira vai respondendo à pergunta de Calvino: "Porquê Ler os Clássicos?", mote para este breve curso de literatura proposto pela Feira do Livro do Porto que se desdobra em dez lições.


As seguintes são dedicadas a Shakespeare, à Poesia Americana, a Goethe e os Gregos.


Veja os pormenores da programação no Jornal da Feira do Livro e acompanhe diariamente as novidades lançadas na página de Facebook.