Sociedade

Os melhores leitores das escolas da cidade disputam prémio na Biblioteca

  • Notícia

    Notícia

#DR_CNL_03.JPG

DR

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) recebe amanhã, quarta-feira, a 14.ª final concelhia do Concurso Nacional de Leitura relativo à edição do ano letivo 2019/2020.

Entre as 9 e as 13 horas, vai decorrer naquele equipamento situado nos Jardins do Palácio de Cristal um conjunto de atividades dedicadas ao livro e à leitura, envolvendo os estudantes das escolas da cidade que se destacaram nas eliminatórias realizadas nas respetivas escolas e agrupamentos.

O Concurso Nacional de Leitura é uma celebração da língua portuguesa e da literatura universal e assenta numa ampla rede de parceiros institucionais, designadamente o Plano Nacional de Leitura/Ler+, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Instituto Camões IP, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a RTP e as autarquias.

O Plano Nacional de Leitura, por sua vez, tem como objetivo central promover a leitura de obras em língua portuguesa e elevar os níveis de literacia, sendo nesse contexto que surge o Concurso Nacional de Leitura. Este é composto pela Fase Escolar/Municipal (escolas/agrupamentos), que agora termina no caso do Porto, seguindo-se a Fase Intermunicipal, que congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

Por último, realizar-se-á a Fase Nacional, que é constituída por uma prova para apuramento de cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão ordenados na cerimónia final em função da avaliação de um júri nacional a constituir para o efeito.