Política

Organizações de apoio a sem-abrigo colhem experiências do Porto

  • Notícia

    Notícia

A experiência do Porto no apoio aos sem-abrigo e uma conferência internacional sobre a temática trouxe à cidade, nos últimos dias, diversas organizações estrangeiras que atuam nesta área.

O pretexto era a Conferência Internacional sobre as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, promovida na Alfândega pela FEANTSA - European Federation of National Organisations Working with the Homeless, em parceria com a Norte Vida e o apoio da Câmara do Porto, tendo os cerca de 150 participantes sido recebidos nos Paços do Concelho.

Os conferencistas - que visitaram mesmo alguns espaços como o Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano - puderam assim colher exemplos de boas práticas resultantes da ação da Câmara do Porto no apoio aos cidadãos sem-abrigo, nomeadamente no quadro da Rede Social, conforme salientou o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo.

O autarca explicou, por isso, que o Município reorganizou essa rede, que visa uma intervenção concertada entre mais de 200 instituições públicas e privadas e aprovou recentemente o diagnóstico e o plano de desenvolvimento social. E, nesse âmbito, assumiu a coordenação do NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo", estando também a expandir a rede de restaurantes solidários.

O desenvolvimento dos projetos de Alojamento de Longa Duração para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, em parceria com a Misericórdia do Porto, e de alargamento das residências partilhadas foram alguns dos outros exemplos dados a conhecer aos conferencistas estrangeiros.