Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Orfeão Universitário do Porto estreita ligação ao Brasil com nova digressão
04-09-2019

O Orfeão Universitário do Porto está em digressão do Brasil, numa agenda que inclui vários espetáculos no Rio de Janeiro e em São Paulo.


A centenária instituição universitária da cidade, que até dá nome a uma rotunda na freguesia de Campanhã, encontra-se em terras de Vera Cruz para uma digressão artístico-cultural, com grande tradição enraizada na instituição.

É que desde a fundação do Orfeão Universitário do Porto (OUP), em 1912, realizam-se estes périplos além-fronteiras e além-mar, o que tem também contribuído para a grande projeção internacional do grupo. Só no Brasil, trata-se da quinta apresentação, após digressões realizadas em 1965, 1991, 1998 e 2005.

Como assinala o presidente do OUP, João Pedro Pinto, esta viagem "tem como grande objetivo reforçar a missão do Orfeão Universitário do Porto como um dos grandes embaixadores culturais de Portugal, sempre com uma enorme relação de proximidade junto da nossa vastíssima comunidade portuguesa na diáspora".

Nesta Digressão de Verão, iniciada a 28 de agosto, o Orfeão apresenta-se com 35 elementos e com o seu regente artístico, maestro António Sérgio Ferreira. O programa envolve oito espetáculos nas diversas casas de associações portuguesas, e além do grupo coral clássico, do coro popular, das danças da região do Douro e dos Açores e danças de Pauliteiros e de Pauliteiras de Miranda do Douro, as apresentações incluem ainda cantares femininos das Beiras, cante alentejano, fados de Lisboa, fados de Coimbra e, por fim, a participação da Tuna Universitária do Porto.

A próxima atuação acontece nesta quinta-feira, dia 5, no Arouca Barra Clube, no Rio de Janeiro, e dia 7 nova atuação é aguardada na Casa do Minho, também na cidade carioca. A digressão encerra na Casa de Portugal de São Paulo, no próximo dia 9 de setembro.