Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Novas instalações da OASRN
18-01-2016

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o vereador do Urbanismo, Manuel Correia Fernandes, e o vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, visitaram hoje as instalações da nova sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos (OASRN). Durante a visita foram acompanhados pela presidente e vice-presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Cláudia Costa Santos e Alexandre Ferreira.


Estas novas instalações, propriedade imobiliária da Ordem dos Arquitetos, vêm constituir um Centro de Arquitetura, Criatividade e Sustentabilidade, na rua Álvares Cabral, substituindo a atual sede, situada na rua D. Hugo.


O novo edifício, com uma área total de 2000 m2, resulta de uma aglutinação, em função do estado de conservação das edificações, onde foram estabelecidos três princípios de intervenção distintos: um deles foi restaurado/conservado, o outro reabilitado, e um terceiro construído de raíz, totalmente eficientes em termos energéticos. 


O processo de aquisição deu-se em 2002 e a obra, que se iniciou em 2014, está concluída e prevê-se ser inaugurada em março deste ano. A partir desse momento, todos os serviços em funcionamento na atual sede na rua D. Hugo, serão transferidos para este novo espaço.

 

Para além de um espaço destinado aos arquitetos e aos funcionários da instituição, a nova sede apresenta-se também como um centro multifacetado, que se carateriza pela implementação de salas de formação, galeria de exposição, livraria, centro de documentação/biblioteca, espaço de coworking, ponto de informação para turismo arquitetónico e para encontro de associações socioculturais. Este espaço é dirigido, também, a profissionais dos setores da construção e das indústrias criativas, equipas autárquicas e todos aqueles que estejam interessados nestas temáticas.