Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

11 mil pessoas no Open House Porto
08-07-2015

Durante o passado fim de semana, cerca de 11 mil pessoas visitaram os 42 locais escolhidos para a edição de estreia do Open House Porto, evento internacional realizado nas cidades da Frente Atlântica (Porto, Gaia e Matosinhos).


De famílias a pessoas de todas as idades, de estudantes a profissionais das mais variadas áreas, muitos foram aqueles que não quiseram perder a oportunidade de descobrir edifícios públicos e privados, conhecendo assim projetos de raiz e reabilitações tanto de espaços em funcionamento como de espaços desocupados.


Devido à enorme afluência de público, algumas das visitas previstas triplicaram tendo sido feito um esforço imediato de ajuste o que se traduziu na realização, em dois dias, de 128 visitas comentadas por especialistas - muitas delas feitas pelos próprios autores dos projetos - e 143 visitas regulares comentadas por guias.


A Casa do Conto (Porto), o Farol de Leça (Matosinhos) e o Mosteiro e Quartel da Serra do Pilar (Gaia) foram os locais mais visitados recebendo, ao todo, cerca de dois mil visitantes.


A proximidade entre profissionais e público contribuiu para o constante ambiente informal que se viveu, estreitando assim as relações entre quem projeta e quem usufrui dos espaços, fator essencial para a promoção da arquitetura e dos profissionais que a exercem.


O Open House Porto contou com a coprodução da Casa da Arquitetura e Trienal de Arquitetura de Lisboa e contou com as câmaras municipais do Porto, Gaia e Matosinhos como parceiros estratégicos. Contabilizou ainda 18 parceiros, 42 proprietários, 95 voluntários e 39 especialistas, números que se traduzem num apoio incondicional que permitiu fazer deste evento aberto a todos um sucesso que se quer repetir já no próximo ano.


Em 2015, o Open House Worldwide conta já com 30 cidades que recebem, ao todo, cerca de um milhão de visitantes, fato que materializa o lema de Victoria Thornton - fundadora da rede internacional Open House e que marcou presença da edição deste fim de semana  - "Open your eyes, minds and doors".