Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Open House na Frente Atlântica
08-04-2015

O Porto será a cidade anfitriã do Open House, um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado no fim de semana de 4 e 5 de julho, que passará também por Gaia e Matosinhos. Com mais de 20 anos de história, este evento já esteve em 28 cidades de todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse do público pela arquitetura de excelência., através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.


O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, acompanhado do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, esteve hoje presente na assinatura de um protocolo, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, que formaliza o lançamento da iniciativa. O documento foi subscrito por representantes da Trienal de Arquitetura de Lisboa, da Casa da Arquitetura e pelos presidentes das câmaras municipais do Porto, Vila Nova Gaia e Matosinhos, enquanto primeiro evento cultural da Frente Atlântica do Porto.


Inteiramente gratuito, o Open House convida o público durante dois dias a criar o seu itinerário de acordo com os interesses pessoais, oferecendo visitas comentadas por especialistas e autores de projetos. A primeira edição tem como comissário o arquiteto Pedro Bandeira e integra uma seleção de 40 espaços, que abrangem também os municípios de Vila Nova de Gaia e Matosinhos.


Vão poder ser visitadas diversas tipologias de edificados, desde faróis, torres, museus, túneis, escolas, matadouros, escritórios e até casas particulares.  Para já, sabe-se que estarão abertas a visita a Cassa da Arquitetura, a Casa do Conto, a Casa de Chá da Boa Nova, o Funicular dos Guindais, a Estação de Metro Campo 24 de Agosto, a Piscina das Marés, a Refinaria da Galp e o Terraço do edifício da Câmara Municipal do Porto.


O conceito nasceu em Londres, em 1992 e desde então estendeu-se a todo o mundo, passando por grandes metrópoles como Nova Iorque, Roma, Barcelona e Buenos Aires. Em Portugal, o Open House teve a primeira edição em Lisboa, em 2012, e desde logo se revelou um caso de sucesso reconhecido com duas nomeações para os prémios Time Out, na categoria "Evento do Ano", registando, a cada edição, uma média de 14 mil visitantes.





+ Info: Brevemente em www.openhouseporto.com