Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Open House Porto regressa
24-03-2016

Depois do enorme sucesso da primeira edição, em 2015, o segundo Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 18 e 19 de junho, edifícios do Porto, Gaia e Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património edificado das três cidades. Organizado pela Casa da Arquitectura e pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Open House Porto 2016 será comissariado pelo arquiteto e crítico Jorge Figueira.


Contando com a parceria estratégica da Câmara do Porto, e com a colaboração das câmaras de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto pretende consolidar-se como um dos momentos mais significativos da vida cultural da região, apostando em repetir o êxito da primeira edição. Para tal, o roteiro gizado por Jorge Figueira proporá uma descoberta de lugares privados de instituições reconhecidas, uma viagem por arquiteturas esquecidas e a revisitação da casa burguesa do princípio do século XX e da habitação de cariz social surgida após a revolução de 25 de Abril de 1974.


Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e doutorado pela Universidade de Coimbra, Jorge Figueira é autor de livros como "A Noite da Arquitectura" e "A Periferia Perfeita. Pós-modernidade na arquitetura portuguesa dos anos 1960-1980", tendo artigos publicados em revistas da especialidade de diversos países. É atualmente diretor e professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e professor convidado do Programa de Doutoramento em Arquitetura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

 

Para informar e orientar os visitantes, estão já abertas, até 8 de abril, as inscrições para o recrutamento de 120 voluntários. Consulte aqui o respetivo formulário.