Sociedade

Open House Porto recruta voluntários até 20 de abril

  • Notícia

    Notícia

#mno_open_house_14.jpg

Filipa Brito

A quinta edição do Open House Porto realiza-se no fim de semana de 29 e 30 de junho, este ano com propostas de visita focadas na "vida interior" do património. A iniciativa, que decorre nas cidades de Porto, Gaia e Matosinhos, está a recrutar voluntários até dia 20 de abril (sábado).

Aquele que é um dos mais populares eventos de arquitetura do mundo apresenta desta vez 70 espaços, 60% dos quais inéditos, avança a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, que assegura a organização e produção do Open House.

Se na última edição o balanço foi de 32 mil visitas, este ano aguarda-se nova enchente de público, para conhecer um novo roteiro de edifícios e locais que estarão de portas abertas gratuitamente para revelar "a excelência do património arquitetónico das três cidades", assinala a Casa da Arquitectura (CA).

Elementos-chave na orientação e informação dos milhares de visitantes, os voluntários terão oportunidade de integrar uma experiência única e irrepetível, tendo a possibilidade de desvelar "muitas casas, palácios, bairros, alguns monumentos; entrar na cidade, penetrar nos seus segredos, saber dos seus interstícios e das pessoas (ou da sua ausência)".

Nesta edição, comissariada pelos arquitetos Nuno Valentim e Joana Couceiro, aposta-se numa "equipa jovem com diferentes experiências profissionais, com conhecimento e intervenção sobre a grande transformação que se está a operar no tecido urbano das cidades", diz o diretor executivo da CA, Nuno Sampaio. O também arquiteto realça ainda a "excelência da dupla curatorial e o ambicioso roteiro que se apresenta à Casa da Arquitectura com esta curadoria".

O formulário de candidatura para o recrutamento de 300 voluntários está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com ou diretamente AQUI.