Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Open House Porto convidou milhares a entrarem na arquitetura de três cidades
05-07-2015
42 espaços estiveram este fim de semana abertos ao público no Porto, em Matosinhos e Vila Nova de Gaia, para visitas simples ou comentadas no âmbito do Open House Porto. A iniciativa da Casa da Arquitetura, da Trienal de Lisboa e dos municípios da Frente Atlântica do Porto (Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia) teve milhares de aderentes que, um pouco por todo o lado, quiseram conhecer e perceber melhore espaços arquitetónicos.

A primeira edição do Open House Porto marcou a estreia de uma segunda cidade portuguesa no roteiro deste evento internacional que abrange trinta cidades em todo o mundo. A arquitetura esteve de portas abertas, de forma totalmente gratuita, com um roteiro que vai desde casas privadas a teatros, passando por mosteiros e espaços industriais, entre outros. O público foi convidado a criar o seu próprio itinerário e explorar a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

O que distingue este evento e que torna a experiência especial, é a possibilidade de visitar os espaços de diferentes formas: visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas.

Foram ao todo 42 espaços que ilustram a riqueza e diversidade arquitetónica da Frente Atlântica do Porto, promovendo assim a proximidade entre o cidadão e os profissionais da arquitetura.

Depois de Londres, Nova Iorque, Praga ou Lisboa, foi agora a vez do Porto juntar-se à Open House Family e abrir as portas de espaços extraordinários desde os clássicos à arquitetura contemporânea.

O Open House Porto é uma co-produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa com a Casa da Arquitectura e é o primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica, numa parceria estratégica com as Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Matosinhos. Esta cooperação entre cinco entidades permite reunir as condições ideais para fazer nascer um evento que se pretende repetir a cada ano.


O Open House Porto esteve integrado no Open House Worldwide.
Veja também as imagens de ontem