Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Onda Segura leva noções de suporte básico de vida e salvamento aquático à Foz
06-08-2019

A Praia do Castelo do Queijo recebe a 12 de agosto, a próxima segunda-feira, ações de formação que visam transmitir aos banhistas e aos desportistas náuticos noções de suporte básico de vida e salvamento aquático.


A iniciativa, que começou no domingo no Algarve, insere-se no programa "Onda Segura" e envolve a marca de cafés Buondi, o Instituto de Socorros a Náufragos e a Federação Portuguesa de Surf, indo percorrer por estes dias uma dezena de praias de todo o país.


Gratuita mas sujeita a inscrição, a sessão dirigida ao público em geral decorre entre as 11,15 e as 12 horas e tem como objetivo ensinar as pessoas a reagir em situações de perigo, sendo usado um manequim para aplicação prática das noções ensinadas.


Já no caso dos surfistas e praticantes de outros desportos náuticos, o workshop é mais prolongado e começa pelas 9,15, incluindo conselhos para que possam praticar as suas modalidades de forma segura, mas também como devem proceder caso tenham de socorrer vítimas que estejam em situação de afogamento.

"Somos uma marca com uma histórica ligação ao mar e ao surf e é nossa ambição que todas as pessoas usufruam da praia da forma mais segura possível. Esta iniciativa, realizada em parceria com o ISN e a Federação Portuguesa de Surf, vai ensinar toda a gente, desde os praticantes de modalidades náuticas ao público em geral, a como devem proceder caso enfrentem uma situação de perigo dentro do mar", explica Pedro Sampaio, gestor de marca da Buondi.


Todas as ações contam com a participação de dois militares do ISN e representantes de clubes de surf locais com o apoio da Federação Portuguesa de Surf. A inscrição para a participação deve ser realizada através do envio de mensagem para as páginas de Facebook ou Instagram da Buondi com o nome e o ano de nascimento do participante.


Ações para crianças


Entretanto, tendo em conta as crianças mais pequenas que ainda não conseguem prestar atenção aos workshops, será disponibilizado o espaço lúdico "Pintar o Surf", onde elas poderão colorir desenhos relacionados com as temáticas das sessões: mar, salvamento e desportos náuticos.


O Ecomóvel Buondi, um ecoponto móvel desenvolvido pela marca de cafés, acompanha a "Onda Segura" e circulará no areal para incentivar os banhistas a reciclarem o seu lixo de forma rápida e fácil, impedindo que os resíduos sejam deixados no areal e mais tarde acabem no mar.


Para reforçar as mensagens desta iniciativa, a Buondi preparou uma coleção de pacotes de açúcar personalizados com conselhos essenciais para aproveitar a praia e o verão de forma segura e para que todos os surfistas desfrutem das ondas ao máximo.


Calendário da Onda Segura em agosto:

dia 4 - Portimão - Praia da Rocha

dia 5 - Sines - São Torpes

dia 6 - Almada - Praia do Marcelino - Costa da Caparica

dia 7 - Cascais - Carcavelos

dia 8 - Sintra - Praia Grande

dia 9 - Aveiro - Barra

dia 10 - Espinho - Baía

dia 11 - V.N.Gaia - Praia Internacional

dia 12 - Porto - Castelo do Queijo

dia 13 - Viana do Castelo - Cabedelo