Educação

Olimpíadas de Educação Financeira procuram campeões da poupança

  • Notícia

    Notícia

#DR_poupar_ganho.jpg

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda promove ao longo deste mês a segunda edição das Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), no âmbito das comemorações da Global Money Week. 

A ação destina-se a alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do Município do Porto e da Região Norte e encontra-se inserida no projeto educativo "No Poupar Está o Ganho", concebido para promover a literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar, nomeadamente a consciência da importância do dinheiro e de adoção de comportamento responsável do ponto de vista financeiro.

O Município do Porto, parceiro do projeto, está representado por cerca de 170 alunos de oito turmas do 3.º ano das várias escolas do Ensino Básico: Flores, Montebello, S. Roque, Condominhas, Fonte da Moura, S. Tomé, Torrinha e Campinas.

As Olimpíadas materializam-se num "quizz", com questões relacionadas com vários temas de Educação Financeira que, de acordo com o Referencial de Educação Financeira publicado pelo Ministério da Educação, devem ser lecionados no primeiro e segundo ciclos do ensino básico. A primeira etapa da competição foi realizada online através da plataforma eletrónica do projeto, entre os dias 12 e 15 de março. Já a segunda e última etapa consistirão numa competição realizada presencialmente na sede da Fundação no próximo dia 22 de março.

No total, irão participar mais de 5.000 alunos inscritos no projeto "No Poupar está o Ganho", provenientes de escolas do Porto e de diversos outros municípios da Região Norte.

A Comissão Reguladora das olimpíadas é constituída por representantes da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, do Ministério da Educação, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Banco de Portugal.