Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Oficinas de criatividade levam a festa ao coreto do Jardim de Arca d'Água
23-08-2017

Depois de a festa ter passado pelo coreto da Cordoaria, chegou a vez do coreto do Jardim de Arca d' Água ganhar novas cores. Começa na quinta-feira, dia 24, a decoração e animação desta estrutura que será transformada num depósito de água a céu aberto, evocando a importância histórica dessa infraestrutura para a cidade de outros tempos.


As oficinas, com duração de duas horas e de participação gratuita (com inscrição prévia), decorrem de quinta-feira a domingo, sendo que no último dia a comunidade é convidada a celebrar publicamente o resultado da criação, com música e dança, num fim de tarde dinamizado pelo HOP Dance Studio.


A iniciativa municipal "Coretos em Festa" decorre até setembro, convidando o público a participar em oficinas criativas que, em cada semana, incidem sobre determinado coreto. A partir daqui, decorrem intervenções temáticas que estabelecem relação com a história/identidade do lugar.


O Jardim de Arca d' Água, localizado na Praça 9 de Abril, foi projetado por Jerónimo Monteiro da Costa e inaugurado em 1928. O jardim deve o seu nome aos reservatórios das águas de Paranhos (Arca D'Água), que alimentaram fontes e chafarizes do Porto até ao fornecimento de água canalisada, conseguido por finais do século XIX.


Nos seus 22.000 m2 encontramos diversas árvores frondosas, destacando-se um conjunto de magnólias que envolvem o coreto. Referência também para a escultura de Charters de Almeida, inaugurada em 1972 e intitulada "A Família". Foi também neste local que os escritores Ramalho Ortigão e Antero de Quental travaram um duelo.

 


+Info: Coreto do Jardim da Arca d´Água


24/08-27/08 | 16h00-18h00: oficinas

Público-alvo: dos 3 aos 93 anos

Participação gratuita

Inscrição por e-mail: coretosemfesta@gmail.com

 

27/08 | 19h00-21h00: inauguração + fim de tarde dançante