Sociedade

Oficina, performance e exposições assinalam o Dia Mundial da Fotografia

  • Notícia

    Notícia

#mno_cpf.jpg

O Dia Mundial da Fotografia celebra-se neste domingo, 19 de agosto, e o Porto assinala a efeméride com uma série de atividades que têm lugar no CPF - Centro Português de Fotografia, sediado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, na Cordoaria.

O programa inclui uma oficina infanto-juvenil sobre ilusões de ótica, uma performance multimédia - "Diaporama" - que durará o dia todo e a abertura de uma nova exposição, às 17 horas, intitulada "Alma mexicana em terras lusas", que consta de uma seleção de imagens da Coleção Nacional de Fotografia, de autoria da fotógrafa mexicana Flor Garduño.

Além destas atividades, podem ser visitadas gratuitamente neste dia outras exposições patentes no CPF, designadamente "Frida Kahlo - As Suas Fotografias", "Rave/Projeto 18/Fotografia", Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF (Núcleo Museológico António Pedro Vicente) e Documento do mês do CPF de agosto de 2018.

O CPF encerra ao público às 19h00.

PROGRAMA:

10h30-12h00

"A Persistência do Olhar - Ilusões de ótica"

Oficina infanto-juvenil em que será construído um pequeno brinquedo que ilustra o processo de formação da imagem em movimento.

A participação é gratuita, com inscrição obrigatória por mail para sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt , com o nome e idade do(s) participante(s) a inscrever.

10h00-19h00

"Diaporama"

Performance visual de Cesário Alves, que envolve projeções múltiplas de diapositivos de 35 mm, complementada por banda sonora criada ao vivo com instrumentos eletrónicos e eletro-acústicos pelos artistas Miguel Pipa e Mariana Sardon e supervisão técnica de Hélder Luís.

Nesta atividade, será feita uma expedição pelo universo dos diapositivos de 35 mm, através de fotografias vernaculares de autores desconhecidos.

17h00

Abertura da exposição "Alma mexicana em terras lusas"

O CPF produziu e apresenta uma exposição composta por uma seleção de imagens pertencentes à Coleção Nacional de Fotografia feitas em Portugal, em 1995, pela fotógrafa mexicana Flor Garduño.

Esta exposição encerrará no dia 21 de outubro de 2018.

Entrada livre.