Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

OFFF Porto com casa cheia
27-10-2015

O Porto recebeu, pela primeira vez, aquele que é considerado um dos maiores festivais internacionais de criatividade e criação contemporânea - o OFFF Festival. Nos dias 23 e 24 de outubro, o Cinema Batalha acolheu cerca de 900 pessoas em cada um dos dias que assistiram a conferências, workshops, intervenções e exposições.

 

Com organização do atelier Typeless e em colaboração com o atelier MAPA e com a STILL urban design, o OFFF Porto aconteceu durante um fim-de-semana especialmente vibrante, em que também o festival Futureplaces e o Portugal Fashion dinamizaram a cidade. Nomes de topo da criação nacional e internacional, tais como Héctor Ayuso, The Mill, Vasava, Vhils ou Vallée Duhamel, foram alguns dos fatores determinantes para o sucesso deste evento.

 

Também o diálogo que se pretendeu estabelecer com a cidade obteve grande expressão na forma como o Cinema Batalha se abriu à cidade, despertando memórias e renovando leituras.

 

O OFFF Porto foi apresentado à cidade, enquadrado no projeto Porto Innovation Hub (PIH), através do Pelouro da Inovação e Ambiente e em parceria com o Pelouro da Cultura, no dia 22 de outubro. Durante esta sessão de abertura, que contou com Héctor Ayuso, Armando Oliveira, Filipe Araújo, Paulo Cunha e Silva e com moderação de Gabriela Vaz-Pinheiro, o OFFF Porto foi apresentado no contexto de inovação da cidade.


Neste âmbito, o Vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, referiu que "é essencial a articulação da coesão social, cultura e desenvolvimento económico" e que "para fazermos o futuro da cidade é preciso articularmos estes três vértices que fazem parte do nosso projecto e alimentá-los com inovação." Estas palavras foram complementadas pelo Vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, ao afirmar que "um ponto fulcral das cidades do futuro são as pessoas e a maneira como elas podem trabalhar na cidade que elas ambicionam (?) muito do que se passa no Porto é fruto das suas pessoas e da dinâmica que elas imprimem".