Mobilidade

Obras no Viaduto de Gonçalo Cristóvão levam a estreitamento de via

  • Notícia

    Notícia

#fib_viaduto_gonçalo_cristovao.jpg

Até dia 31 de janeiro, próxima sexta-feira, decorrem obras no Viaduto de Gonçalo Cristóvão para reabilitar juntas de dilatação. O troço mantém-se circulável, mas há um estreitamento de via a considerar.

O estreitamento de via no Viaduto de Gonçalo Cristóvão acontece numa extensão de aproximadamente de 240 metros. De modo a evitar um impacto maior na circulação de trânsito, os trabalhos foram marcados para três períodos distintos, designadamente entre a meia-noite e as 7 horas, das 10 às 16 horas e das 21 às 24 horas, de acordo com o seguinte faseamento:

1.ª Fase - Estreitamento de via a norte, no sentido nascente-poente.

2ª. Fase - Estreitamento de via a sul, no sentido poente-nascente.

Todos os condicionamentos de trânsito são assegurados, no local, pela Polícia Municipal.

Manutenção de "obras de arte"

São denominadas "obras de arte" pelos especialistas em mobilidade, mas longe estão de se aproximar da ideia pré-concebida que temos quando lemos ou ouvimos esta expressão. Fala-se sobretudo de pequenas pontes e viadutos que se mesclam por entre as estradas da cidade e só no concelho do Porto ultrapassam as 200 obras.

Concluído o diagnóstico do estado de conservação e considerando que muitas destas infraestruturas nunca receberam empreitadas de manutenção, a intervenção no Viaduto de Gonçalo Cristóvão insere-se numa grande investida municipal para a recuperação destas acessibilidades, onde também se incluem escadarias, muros de suporte ou passagens pedonais próximas às linhas do Metro.