Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Obras continuam na Bela Vista
17-12-2015

A abertura do concurso público da Câmara do Porto para a segunda fase da reabilitação das casas da "ilha" da Bela Vista, com o valor base de 810 mil euros, foi ontem publicada em Diário da República (DR).


As propostas para recuperar aquele conjunto de habitações municipais devem ser apresentadas no prazo de 30 dias com execução em cerca de nove meses (270 dias).


A primeira fase das obras na "ilha" onde existem 40 casas e 12 famílias começou em novembro, com uma empreitada de 210 dias e um investimento de 540 mil euros.


A Bela Vista, situada na freguesia do Bonfim, no centro do Porto, foi escolhida pela Câmara do Porto para iniciar a recuperação deste tipo de habitações, por ser considerada a "ilha" "mais representativa" das que pertencem ao município.


O anúncio foi feito em julho de 2014, altura em que, numa visita ao local, o presidente da Câmara, Rui Moreira, explicou pretender "convencer os proprietários de ilhas particulares de que terem esse espaço pode não ser um problema mais uma extraordinária oportunidade".


O estudo"Ilhas" do Porto - Levantamento e caracterização, encomendado pela atual maioria camarária, indicou a existência de 975 ilhas onde vivem 10.400 pessoas.


As "ilhas" são tipo de habitação operária típica do Porto no século XIX, constituída por edifícios unifamiliares, normalmente de um piso e separadas ou ladeadas por um corredor de acesso à via pública.