Cultura

Arte Pública espalha-se no Porto

  • Notícia

    Notícia

Depois de Fernando Lanhas, na Ribeira, foi hoje inaugurada a segunda obra do programa de Arte Pública da Câmara Municipal. Trata-se de "Dead End #15" da Série dead Ends - "Higway Panels" e fica instalada no passeio nascente da Avenida D. Afonso Henriques, próximo à Estação de S. Bento.

O programa (oficialmente lançado em fevereiro com a inauguração do painel de Fernando Lanhas no topo nascente do túnel da Ribeira) é desenvolvido em parceria com diversas entidades públicas e privadas que dão apoio mecenático à produção e instalação de obras e cujo envolvimento é assinalado publicamente em placas de inauguração, colocadas junto às respetivas obras.

"As obras nascem para se usufruírem. A ideia é deixar que as pessoas possam senti-la ao longo do tempo", explicou João Louro, presente na cerimónia de inauguração.  "São obras que não se explicam, que, neste caso, usa a metáfora dos sinais de trânsito para introduzir alguma perplexidade nas viagens que as pessoas fazem na cidade e no seu interior", acrescentou o vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, que conjuntamente com o presidente da Câmara, Rui Moreira, inaugurou a segunda obra de arte pública na cidade.

Este ano, o programa de Arte Pública incluirá ainda obras de Rui Chafes, Alberto Carneiro, Dalila Gonçalves, entre outros artistas.