Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Obra de construção das ligações mecanizadas em Miragaia arranca em maio
30-04-2019
O concurso público para a "Empreitada dos Percursos Pedonais, Ligações Mecanizadas - Miragaia" já tem vencedor. O júri escolheu a proposta da Atlântinível e a obra estará no terreno no próximo mês de maio.

A obra, gerida pela empresa municipal GO Porto - Gestão e Obras do Porto, enquadra-se numa estratégia geral de desenvolvimento de uma rede interligada de percursos pedonais assistidos por meios mecanizados numa das zonas com orografia mais difícil do centro do Porto.

O valor da proposta vencedora, de aproximadamente 677,2 mil euros, será aplicado numa intervenção em três núcleos de Miragaia: um correspondente à zona das Escadas das Sereias, outro correspondente à área que compreende as Escadas do Monte dos Judeus e zonas adjacentes, e o terceiro relativo à zona circundante das Ruas do Cidral de Cima e do Cidral de Baixo.

A Atlântinível, empresa vencedora do concurso público, vai iniciar a empreitada já em maio, estimando-se em 180 dias o tempo de execução da obra.

Recorde-se que o primeiro concurso, lançado em outubro de 2018, ficou deserto, não havendo nenhum concorrente que se tivesse mostrado interessado pelo valor-base da obra, que era de cerca de 549 mil euros.

O concurso de conceção lançado pela Câmara do Porto em 2015 teve por base um estudo que identificou os três pontos possíveis de ligação de cotas: Miragaia, Palácio de Cristal e Virtudes. A proposta vencedora, anunciada em julho de 2017, teve autoria do gabinete depA Architects + Pablo Pita Arquitectos.