Cultura

Obra da artista Fernanda Fragateiro é tema de Um Objeto e os Seus Discursos

  • Notícia

    Notícia

#DR_objecto_demolicao.jpg

Será em torno da obra "Demolição, 4", da autoria de Fernanda Fragateiro, que se vai centrar a próxima conversa do ciclo cultural Um Objeto e os Seus Discursos. A sessão decorre neste sábado, às 18 horas, no átrio da Câmara do Porto.

Através de uma composição escultórica que integra livros e restos de uma demolição, a artista plástica Fernanda Fragateiro questiona ideias feitas sobre a estabilidade ou perenidade do material, a sua decomposição e desaparecimento, o devir entre construção e destruição, ou a beleza que surge da ruína.

"Demolição, 4" é o título da obra que foi comprada pelo Município do Porto em 2018, no âmbito da reativação da política de aquisições da Coleção de Arte Municipal, e que servirá de mote para esta conversa.

A moderação é assegurada pelo adjunto de Rui Moreira para a Cultura, Guilherme Blanc, que recebe como convidados a própria artista Fernanda Fragateiro e ainda João Azinheiro, arquiteto e presidente fundador da Kubikgallery.

Nascida no Montijo em 1962, Fernanda Fragateiro tem vindo a produzir obra que consistentemente tematiza a importância do espaço construído e o exercício de poder que este produz e estimula, bem como a endémica invisibilização das mulheres na produção de espaço. Articulando conceptualmente ferramentas da arquitetura, da escultura e da história de arte, a artista intervém ativamente no debate sobre a criação de espaços de conhecimento: "Se enquanto objeto os livros podem ser transformados, originando pequenos edifícios, desenhos ou pedras de calçada, enquanto conteúdo representam ideias que operam num processo de construção", afirmou.

A participação é gratuita mas limitada ao espaço disponível no átrio dos Paços do Concelho (140 lugares), onde se vêm regularmente realizando exposições, nomeadamente de arte contemporânea. Garanta o seu lugar, levantando semanalmente o bilhete, máximo dois por pessoa, nos locais habituais.

//

Átrio dos Paços do Concelho

Praça General Humberto Delgado