Sociedade

Objeto e seus Discursos dá um mergulho no património e no desporto adaptado

  • Notícia

    Notícia

#fib_piscina_campanha_05.jpg

Filipa Brito

O ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana vai à única piscina olímpica da cidade e fá-lo já no próximo sábado que é dia de competição. 

Recentemente requalificado, o Complexo de Piscinas de Campanhã acolhe a única piscina olímpica do Porto e uma das poucas cobertas que existem no país. Com condições apontadas como de excelência por atletas e treinadores, este equipamento assume-se como uma mais-valia para a natação nacional.

Contribuindo para a formação de novos atletas e possibilitando melhores resultados para nadadores de alto rendimento em natação pura e natação adaptada, esta piscina está atualmente cedida pela Câmara Municipal ao Futebol Clube do Porto e acolhe a equipa de natação do Clube. É palco de várias competições nacionais e internacionais e, nesta semana, também da conversa do ciclo municipal dedicado ao património e às histórias da cidade.

O convite é, por isso, para um mergulho coletivo nesta conversa, em dia de provas - ali decorre o II Encontro de Natação Adaptada do FC Porto - em que uma atleta, Ana Barbosa, e uma docente especialista em natação terapêutica, Fátima Sarmento, ajudarão a descobrir algumas particularidades desta piscina e da prática da modalidade.

Rita Fernandes, ex-atleta e treinadora do FC Porto, atual responsável pelo Complexo de Piscinas bem como pelo projeto formativo Dragon Force/Natação, é a anfitriã da sessão, que começa às 18 horas e inclui a prova final e a entrega das medalhas.

A participação nesta sessão de Um Objeto e seus Discursos por Semana tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido online.