Cultura

Objeto e seus Discursos da semana ouve o órgão de tubos de S. Bento da Vitória

  • Notícia

    Notícia

#DR_orgao_sao_bento_vitoria.jpg

Um órgão de tubos com 300 anos, que é ex-libris da Igreja de São Bento da Vitória, é o centro das atenções na sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana, que se realiza neste sábado, mas tem início excecionalmente às 18,30 horas.

Sonoridades de flautas, violões, trombetas, címbalos, clarins, cornetas e até vozes humanas juntam-se a tantos outros sons numa orquestra guardada num único e complexo instrumento, o órgão.

Magnífica no aparato barroco das caixas, varandas e torretas, em talha dourada, e na pintura polícroma dos tubos coroados por aves fantásticas, cúpulas e brasões, a capela de canto d'órgão de S. Bento da Vitória, obra do entalhador Gabriel Marques (1716-1722), foi colocada junto ao belíssimo cadeiral do coro alto da igreja, iluminada pelo amplo espelho envidraçado.

O órgão foi concebido pelo mestre organeiro e monge beneditino Frei Manuel de S. Bento, que nele trabalhou entre os anos de 1716 e 1717. Tendo sofrido alterações ao longo dos tempos, foi restaurado pela oficina de organaria Pedro Guimarães (1999-2001) e a sua história vai ser introduzida nesta sessão pela arquiteta Isabel Sereno, particularmente ligada à preservação do património cultural, que moderará a conversa entre o organista Fernando Miguel Jaloto e a musicóloga e investigadora Elisa Lessa.

Devido à natureza do local, esta sessão tem início às 18,30 horas, sendo a lotação de 190 lugares.


A participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais. 

Saiba mais sobre o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana em www.umobjetoeseusdiscursos.com.

//

Igreja de São Bento da Vitória

Rua de São Bento da Vitória, 45