Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O Rock vai ser rei no Teatro Municipal Rivoli até ao 25 de Abril
20-04-2015

O Teatro Municipal do Porto apresenta, esta semana, o Foco Rock, um programa onde novas e velhas gerações do rock do Porto se encontram em vários momentos. De 21 a 25 de abril será apresentado um ciclo de cinema, concertos de bandas do Centro Comercial Stop e um grande espetáculo, "A Liberdade do Som", no dia 25 de Abril.


O Teatro Municipal Rivoli conciliará documentários com bandas, mostrando, nas palavras do vereador da Cultura, por que o Porto é a "capital nacional do ?rock'". Durante a conferência de imprensa, realizada na sala de cinema do Stop, Paulo Cunha e Silva classificou aquele centro comercial, que há anos está repleto de salas de ensaio para bandas da cidade, como um dos "ecossistemas culturais mais interessantes" da cidade.


Assim, entre os dias 21 e 24 de abril, no ciclo de cinema "Stop Rock N' Roll", com curadoria de Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, será exibido um conjunto de filmes sobre histórias reais, os diferentes percursos e conquistas de alguns dos nomes mais relevantes da história do rock dos últimos anos. Foram selecionados para este ciclo, filmes como "The Rise and Fall of the Clash", de Danny Garcia, "Pearl Jam Twenty", de Cameron Crowe, "Foo Fighters Back and Forth", de Jamel Moll, e "Shut Up and Play the Hits", de Will Lovelace e Dylan Southern.


Após cada sessão será dada a descobrir uma banda que ensaia no Stop. No sub-palco do grande auditório do TM Rivoli vão tocar os Black House of Wolves (21 de abril), Meu General & Os Delatores (22 de abril), Pulha Seltzer (23 de abril) e Holy Nothing (24 de abril).

 

Ainda sobre o Stop, no dia 25 de abril, por volta das 16h00, será apresentado "Stop don't Stop", um documentário de Ana Branco sobre a sobrevivência deste espaço e das pessoas que o habitam. Construído no início dos anos 80, chegou mesmo a ser o segundo maior shopping do Porto, está hoje transformado num local de culto, um gigantesco estúdio musical improvisado.


Haverá ainda um encontro, "A Liberdade do Som", às 17h00, no Café-Concerto do TM Rivoli, com vários membros das bandas que integram o programa do Foco Rock, como Zutto Vinagre e Francisco Bernardo (Black House of Wolves), Gilberto Pinto (Meu General & Os Delatores), Sérgio Oliveira e André Nunes (Pulha Seltzer), Pedro Nascimento e Nélson Silva (Holy Nothing), para uma conversa moderada por Paula Guerra, professora na Universidade do Porto e investigadora em torno das culturas urbanas e musicais.


O 25 de Abril será comemorado no Grande Auditório, por volta das 21h30, onde será apresentado um grande concerto que envolve 14 músicos e que, no passado, deram corpo a bandas emblemáticas do Porto. Vão estar em palco Manel Cruz, Eduardo Silva, Nico Tricot, António Serginho, Ana Deus, Alexandre Soares, entre outros, para prestar homenagem aos Táxi, GNR, Três Tristes Tigres, Ornatos Violeta, Trabalhadores do Comércio, Repórter Estrábico e Sérgio Godinho.

 

Ter 21 a Sáb 25 Abr

Foco Rock

A Liberdade do Som

BILHETE CONJUNTO - 7,50 EUR

 

///

 

PROGRAMA

 

Ter 21 a Sáb 25 Abr

 

DIA 21

Cinema

Ter 21 Abr / 21h30 / Pequeno Auditório TM Rivoli

THE RISE AND FALL OF THE CLASH, Danny Garcia

+

Música

Ter 21 Abr / 23h30 / Sub-Palco

BLACK HOUSE OF WOLVES

 

DIA 22

Cinema

Qua 22 Abr / 21h30 / Pequeno Auditório TM Rivoli

PEARL JAM TWENTY , Cameron Crowe

+

Música

Qua 22 Abr / 23h30 / Sub-Palco

MEU GENERAL & OS DELATORES

 

DIA 23

Cinema

Qui 23 Abr / 21h30 / Pequeno Auditório TM Rivoli

FOO FIGHTERS BACK AND FORTH , James Moll

+

Música

Qui 23 Abr / 23h30 / Sub-Palco

PULHA SELTZER


DIA 24

Cinema

Sex 24 Abr / 21h30 / Pequeno Auditório TM Rivoli

SHUT UP AND PLAY THE HITS, Will Lovelace / Dylan Southern

+

Música

Sex 24 Abr / 23h30 / Sub-Palco

HOLY NOTHING


DIA 25 

Cinema

Sáb 25 Abr / 16h00 / Café-Concerto do TM Rivoli

STOP DON'T STOP, Ana Branco

 

Encontro

Sáb 25 Abr / 17h00

Café-Concerto

A LIBERDADE DO SOM

 

* Vários convidados com moderação de Paula Guerra

 

Música

Sáb 25 Abr / 21h30

Grande Auditório

A LIBERDADE DO SOM

Manel Cruz, Eduardo Silva, Nico Tricot, António Serginho, Ana Deus, Alexandre Soares, Henrique Fernandes, Maria Mónica, Jorge Queijo, João Pedro Coimbra, Rita Reis, Jorge Coelho, Miguel Ramos, Gustavo Costa. Interpretam temas do seu repertório original e algumas versões dos GNR, Táxi, Trabalhadores do Comércio, Repórter Estrábico e Sérgio Godinho.


FOTOS DA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA: JOSÉ CALDEIRA