Cultura

O revolucionário do flamenco Israel Galván chega no sábado ao Rivoli

  • Notícia

    Notícia

#OscarRomero_FLA_CO_MEN_show_italica.jpg

Filipa Brito

Um dos nomes mais relevantes da cena do flamenco atual, a par de Joaquín Cortés e Farruquito, chega ao palco do Rivoli pelas 19 horas do próximo sábado. Israel Galván apresenta "Fla.Co.Men", o espetáculo internacional que fecha a temporada do Teatro Municipal do Porto.

"Fla.Co.Men" não é apenas um espetáculo de dança flamenco para toda a família, mas um grande concerto. A música e o som são os principais enfoques, e Israel Gálvan uma máquina que soa em toda a sua pureza. Aqui, o corpo assume-se como instrumento. Não apenas da percussão, mas de metais, de cordas, de brisas e silêncios. O corpo fala num jogo em total liberdade com os elementos próprios do flamenco, desde o tradicional ao contemporâneo, rompendo barreiras e criando um novo território próprio.

De bailador da escola sevilhana a contador de histórias, Galván é conhecido como "um revolucionário na conceção dos espetáculos de flamenco".

"Fla.Co.Men" faz a recompilação de "alguns dos melhores momentos, e ele tem muitos: o Prémio Nacional de Dança e a Medalha de Belas Artes (Espanha), o Bessie Performance Award (Nova Iorque), o Officier dans L'Ordre des Arts et des Lettres e o Grand Prix de Danse (França) e o National Dance Award (Reino Unido)", in JN. 

///

SÁB 1 JUL - 19H00

ISRAEL GALVÁN

Grande Auditório Manoel de Oliveira - Rivoli

10 EUR - M/6

Direção, coreografia e interpretação: Israel Galván

Músicos: David Lagos, Tomás de Perrate, Eloisa Cantón, Caracafé e Proyecto Lorca (Juan Jiménez y Antonio Moreno)

Direção artística e coreografia de "Sevilhanas": Pedro G. Romero

Direção de cena e coreografia de "Alegrías": Patricia Caballero

Desenho de luz: Ruben Camacho

Som: Pedro Leon

Direção técnica: Pablo Pujol 

Coordenação de ensaios: Balbi Parra

Figurinos: Conha Rodrigues

Produção: A Negro Producciones

Coprodução: Théâtre de la Ville, Theatre de Nîmes 

Com o apoio de: Instituito Andaluz del Flamenco, Consejeria de Educación, Cultura y Deport de la Junta de Andaluzia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Duração aprox.: 1h20