Mobilidade

O que mudou nas vias estruturantes do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_raulperes01.jpg

DR

Circula-se agora melhor e com mais segurança na principais vias do Porto, fruto de uma política de mobilidade que renovou as ruas e avenidas mais movimentadas da cidade.

Da Foz a Campanhã, as intervenções ao longo dos últimos três anos resolveram alguns dos principais problemas de segurança da cidade. O índice de gravidade dos acidentes que ocorrem na cidade caiu para um quarto e a velocidade do transporte público aumentou, melhorando a sua eficiência. Pela primeira vez em muitos anos, o número de passageiros está a subir na STCP, que nos primeiros meses do ano registou mais 10% do que em período homólogo do ano passado.

Exemplo de intervenção são as Rua da Constituição ou Costa Cabral, com intervenções que disciplinaram o trânsito, permitiram a redução drástica da sinistralidade e levaram ao aumento da velocidade comercial do transporte público. Rua de Diogo Botelho, Viaduto do Bessa, Avenida 25 de Abril - Praça das Flores, Rua Coronel Raúl Peres, ruas do Ouro ou Bartolomeu Velho são outros exemplos da melhoria das condições de pavimento rodoviário e pedonal ou de duplicação de sentidos.

Contribuiu também para a melhoria da circulação a abertura de novos arruamentos, como é o caso da via que hoje atravessa os bairros Novo da Pasteleira e Pinheiro Torres. O vídeo mostra-se algumas das mais importantes intervenções já concluídas.