Sociedade

O que lhe apetece fazer neste fim de semana?

  • Notícia

    Notícia

#fib_vista_ponte_porto.jpg

Temos uma mão cheia de iniciativas para lhe sugerir neste fim de semana, sendo que quase todas são de entrada livre. São sugestões para todos os gostos, em diferentes locais da cidade. 

Maior torneio de padel do país disputa-se na Baixa

O maior torneio de padel do país, o Open Carlsberg, está de regresso à Praça de D. João I. Até domingo são disputados em plena Baixa os principais jogos da competição, que integra o calendário oficial da Federação Portuguesa de Padel.

Estádio de Praia recebe jogos do Circuito Regional de Andebol de Praia

O And'Praia - Circuito Regional de Andebol de Praia - apresenta a sua quarta etapa naquele que é o segundo de três fins de semana da competição no Estádio de Praia, junto ao Edifício Transparente. Os jogos realizam-se de quinta a domingo e são organizados pela Associação de Andebol do Porto.

O melhor do ténis nacional no Porto Open

Começa neste sábado o 19.º Porto Open, o maior torneio de ténis da cidade. A competição, que tem lugar no histórico Clube de Ténis do Porto, inicia-se com a fase de qualificação do torneio, sendo que as finais vão disputar-se a 29 de julho.

Conferências no Homem do leme

O projeto do TEP para o Cultura em Expansão instalou um contentor marítimo junto ao Homem do Leme, na Foz, para explorar a temática da circum-navegação e "escovar a História a contrapelo". A Nau! tem no interior uma instalação de visita livre, entre as 11 e as 22 horas de sábado e domingo. No exterior, há conferências às 19 horas: sábado, Marta Lança fala de "Modos de produzir memória"; domingo, Manuela Ribeiro Sanches debruça-se sobre "Perspetivas e mundos às avessas ou Como abrir o círculo das circum-navegações".

Dedique-se ao desenho

A Câmara do Porto associa-se ao Simpósio Internacional dos Urban Sketchers e promove uma mini-sessão de desenho no Cemitério de Agramonte, neste sábado. A partir das 15,30 horas, está presente Mário Linhares, diretor de educação dos Urban Sketchers Portugal, e todos os interessados pelo desenho ou meros curiosos são convidados a acompanhar a sessão, desenhando ou vendo desenhar esculturas, símbolos, vistas e pormenores.

Arte contemporânea

Os curadores Miguel von Hafe Pérez e Pedro Rocha juntam-se a Carla Filipe nas atividades paralelas da exposição "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã", na Galeria Municipal do Porto. Há duas aulas abertas (sábado às 17 horas e domingo às 18,30 horas) e uma visita guiada pela artista/curadora da exposição, Carla Filipe (domingo às 16 horas). Participação livre.

Objetoteca Popular Itinerante

O novo projeto do Cultura em Expansão com o Teatro de Ferro junta os conceitos de biblioteca itinerante e carrinha da feira para levar performances à Boavista e à Foz, sempre de acesso livre.

Sábado, na Rotunda da Boavista, e domingo, na Praia das Pastoras, há micro-apresentações de 10 minutos entre as 17 e as 18,30 horas, e uma apresentação de 40 minutos às 19,30 horas. Saiba mais aqui

Verão é na Casa oferece concerto com raízes asiáticas

Os concertos de acesso gratuito já são um clássico da temporada de verão da Casa da Música. Este sábado, pelas 22 horas, a Esplanada recebe Kotori e Arisa Yokote, Kota Arai & Tetsutarou Take. Kotori caracteriza-se pela amálgama de melodias de teclados electrónicos e harmonias de vozes, numa experiência única com retalhos de soul, pop punk, hip hop e trip pop. Arisa Yokote & Kota Arai aliam os ritmos tribais, numa mistura de influências africanas e asiáticas.

Folclore do mundo vem bailar ao Porto

O Festival Internacional de Folclore está de regresso à cidade a partir deste sábado e até 29 de julho. Esta edição, a 38.ª, conta com grupos de oito países (Itália, Eslováquia e Rússia, Espanha, Geórgia, França, e México) que perfazem mais de 250 participantes. Hoje, pelas 21 horas, há noite italiana e, no domingo, o bailarico tem assinatura mexicana, ambos na Quinta de São Romão, em Paranhos.

Música para Günter Grass

A Casa-Museu Guerra Junqueiro recebe, às 21,30 horas de sábado, um concerto de homenagem a Günter Grass pelo Ensemble de Percussão da Banda Sinfónica Portuguesa. De entrada gratuita, o evento faz parte do programa paralelo à exposição "Encontros" dedicada ao Nobel da Literatura alemão (1927-2015) e patente naquele museu.

Concurso Internacional Santa Cecília

A 20.ª edição do maior e mais antigo concurso internacional de piano realizado em Portugal decorreu ao longo da semana e o primeiro lugar da categoria Principal recebe o "Prémio Cidade do Porto", patrocinado pela Câmara Municipal e com o valor pecuniário de 5000 euros. Os vencedores dessa e das outras categorias são revelados no concerto final, no domingo, às 18 horas, na Casa da Música (bilhetes a 10 euros).

Primeiro festival Elétrico leva música ao Parque da Pasteleira

O primeiro Elétrico Porto Music Experience está a decorrer no Parque da Pasteleira. Desde sexta-feira e até domingo, música, arte e tecnologia fundem-se num ambiente amigo de toda a família. Para além do line-up do festival com grandes nomes da cena mundial da música eletrónica e a atuação de valores locais, há uma zona com food trucks e outra de vinhos, área de conforto e uma de brincadeiras para os mais novos. Arte, meditação e empreendedorismo? Sim, também estão aqui. A entrada diária custa 25 euros.