Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Fim de semana no Porto com propostas para todos
14-07-2017

Não faltam atividades para aproveitar bem o fim de semana, segundo as preferências de cada um. Para além do destino praia, a cidade oferece uma panóplia de iniciativas,. Deixamos-lhe algumas propostas, a maioria de acesso livre, que se estendem da cultura à animação, passam pelo desporto e o empreendedorismo.

 

SÁBADO

 

Uma "Parada Desatada" em Campanhã

O projeto artístico Visões Úteis está desde quinta-feira em Campanhã com o Reclaimt he Future / Exige o Futuro, que integra várias iniciativas e dá expressão local a uma iniciativa europeia. Para sábado, às 17 horas, está marcado um percurso performativo que inclui música, teatro, dança e intervenções no espaço. Esta "Parada Desatada", como se chama, ligará o espaço de S. Vicente ao antigo Matadouro Municipal, passando pela Praça da Corujeira.

 

Dança-se com reggae na Praça Carlos Alberto

Os fins de semana até 17 de setembro são de dança na Praça de Carlos Alberto. Com um espírito informal, a iniciativa Dança na Praça é aberta a todos e as propostas irão ser variadas. Este sábado será dedicada ao reggae, com início às 19,30 horas.

 

O Dragão (antigo brasão da cidade) em conversa com Joel Cleto

A partir do antigo brasão da cidade, elemento restante da desmontada Fonte de S. Domingos que está colocado na entrada dos jardins de Nova Sintra, a sessão deste sábado do programa municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana propõe a análise de um dos símbolos da Invicta - o Dragão. A conversa tem início às 18 horas, na sede da empresa municipal Águas do Porto, e é conduzida pelo historiador e arqueólogo Joel Cleto. O acesos é gratuito, mediante levantamento de bilhete (+info: www.umobjetoeseusdiscursos.com).

 

Performances e concerto em visita comentada à exposição Them or Us!

A Galeria Municipal do Porto acolhe neste sábado, pelas 16 horas, o programa Uma História Paralela, que reúne várias atividades realizadas no âmbito da exposição de arte contemporânea "THEM OR US! Um Projeto de Ficção Científica, Social e Política". Propõe-se uma visita comentada à exposição, pelo curador Paulo Mendes, seguida de uma performance de Hugo de Almeida Pinho ("Poem to Extinguish") e da ativação da obra "Confessional", de Erwin Wurm, por António Lago e Joclécio Azevedo. O concerto "Haarvöl on remote places" começa logo a seguir, pelas 18 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), onde às 18,45 horas se segue uma "Conversa Paralela" entre o curador e alguns dos artistas cuja obra está presente na exposição. A entrada é gratuita.

 

Festival Nacional de Folclore de Ramalde

O XXVI Festival Nacional de Folclore de Ramalde vai juntar cinco grupos portugueses, de diversas zonas do país, no sábado, a partir das 21 horas, para uma noite de festa na Casa de Ramalde. A entrada é livre.

 

Música no Mercado da Foz

A iniciativa Verão no Mercado está de regresso, com os sábados (tarde e noite) animados por propostas musicais. Neste sábado, os visitantes do Mercado da Foz poderão ouvir o set do DJ Rui Trintaeum entre as 15 e as 20 horas. A partir das 22 horas atua o grupo Fado Diferente. O acesso é livre.

 

Startup FEST celebra o empreendedorismo e inovação

Empreendedorismo e inovação "made in" Porto celebram-se no 2.º Startup FEST, que no sábado ocupa a Praça Gomes Teixeira. A iniciativa começa ao meio-dia com o Marketplace, seguindo-se várias atividades que terminam com uma Startup Party.

 

Quem tem pedalada ao sábado à noite?

Sábado à noite, o Largo do Amor de Perdição, situado em frente à antiga Cadeia da Relação, transforma-se num ginásio ao ar livre para receber uma mega-aula de RPM, com 250 bicicletas à disposição de todos os que quiserem pedalar. A participação tem um custo associado.

 

Estádio de Praia recebe 1200 atletas de andebol

Até ao final de julho, o Estádio de Praia, instalado junto ao Edifício Transparente, recebe várias competições de andebol. Este fim de semana, sábado e domingo, disputa-se a terceira etapa do Circuito Regional de Andebol de Praia.

 

 

DOMINGO

 

3.ª Edição da Corrida Portucale

Com um percurso de 15 km entre a Ponte da Arrábida e a Ponte do Freixo, este domingo vai correr-se a terceira edição da Corrida Portucale, pelas marginais de Gaia e Porto. A prova tem início às 10 horas e reúne mais de 1.800 atletas. O evento integra o desporto adaptado e infantil.

 

Caminhada solidária Porto a Sorrir

O Parque da Cidade recebe no domingo, a partir das 10 horas, a 5.ª caminhada solidária Porto a Sorrir, um evento promovido pelo Grupo de Ação Social do Porto - G.A.S. Porto., que este ano tem como madrinha a campeã olímpica Fernanda Ribeiro.

 

Estão de volta as Porto Sunday Sessions

Um dos eventos mais concorridos do verão portuense, Porto Sunday Sessions, regressa no domingo para promover fins de tarde de convívio, muita música e contacto com a natureza. A partir das 16 horas, o Dj João Tenreiro vai animar o Jardim do Passeio Alegre. O Pink Market, mercado de moda, arte e antiguidades, volta a acompanhar o evento.

 

Mobilidade urbana, ecologia e animação no Silo Auto

O Smart Urban Day decorre no domingo, no sétimo piso deste parque de estacionamento municipal, entre as 16 e as 19 horas. O progrma integra arte, música e experiências de utilização de automóveis com zero emissões de gases poluentes, entre outras atividades. O evento, de entrada livre, contará com convidados como o artista urbano Frederico Draw ou o DJ Mário Kitty. Terá uma zona de test drives e áreas de convívio e lazer. Integra também uma vertente de solidariedade social, de apoio à Cruz Vermelha.