Sociedade

Porto acolhe seminário sobre a gestão de resíduos em Cidades Históricas

  • Notícia

    Notícia

#mno_carro_electrico_ambiente_12.jpg

Entre hoje e amanhã, a Casa do Infante é palco de um seminário temático no âmbito do projeto INTHERWASTE, com o objetivo de promover políticas locais e regionais positivas de gestão de resíduos em Cidades Históricas Europeias.

O INTHERWASTE é um projeto de cooperação interregional, que tem a duração de cinco anos (2016-2021) e que é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Neste âmbito, será desenvolvido pelos membros do projeto um plano de ação para a melhoria do desempenho ambiental. Integram esta iniciativa as Cidades Históricas de Córdoba (Espanha), Cracóvia (Polónia), Siracusa (Itália), Tallinn (Estónia) e Porto, assim com a consultora do projeto, a Associação das Cidades e Regiões para a Gestão Sustentável dos Recursos (ACR+), e os parceiros locais.

A Câmara do Porto tem como parceiros locais a CCDR-N, a União de Freguesia do Centro Histórico do Porto, a Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana, a Associação de Comerciantes do Porto, a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Escola Superior de Artes e Design e a Lipor.  

De acordo com o projeto INTERWASTE, as cidades são locais de importância crucial no que respeita ao desempenho ambiental, em temáticas relacionadas com a deposição de resíduos, a recolha seletiva, a integração urbanística e a prevenção de resíduos. 

Os Municípios deparam-se com dificuldades em encontrar soluções integradas no tratamento de resíduos urbanos nos Centros Históricos das suas cidades, em especial devido à elevada afluência de turistas, associada a uma intensa atividade económica, que se traduz no aumento significativo da produção de resíduos.

Este contexto é ainda mais desafiador quando associado à estrutura urbana complexa dos Centros Históricos.