Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"O Meu Sangue é o Vosso Sangue"
14-07-2015

Inaugura amanhã, 15 de julho, no âmbito da abertura do novo museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto, "O Meu Sangue é o Vosso Sangue" de Rui Chafes, obra integrada no Programa de Arte Pública da Câmara Municipal do Porto.


A escultura é inspirada na pintura flamenga do século XVI Fons Vitae, parte do interior do novo museu e projeta-se para o espaço público na Rua das Flores.


O Programa de Arte Pública (oficialmente lançado a 25 de fevereiro 2015 com a inauguração do painel de Fernando Lanhas no topo nascente do túnel da Ribeira) é desenvolvido em parceria com diversas entidades públicas e privadas que apoiam a produção e instalação de obras e cujo envolvimento é assinalado publicamente em placas de inauguração, colocadas junto às respetivas obras.


Este é um projeto mobilizador de diversos agentes e entidades, locais e nacionais, e que os convoca a integrarem-no nas suas estratégias de responsabilidade social, viabilizando assim a sua concretização.


O seu objetivo central é dotar o Porto de um museu ao ar livre cujos conteúdos permitem - através de discursos contemporâneos que interpretam (e interpelam) o contexto onde se inserem - contribuir para a valorização do centro histórico e do património histórico-cultural de diferentes territórios da cidade. Com ele, estabelece-se uma importante relação de complementaridade entre ações de investimento patrimonial, em que se traduz a arte pública, e as intervenções de carácter efémero.


Este ano o Programa de Arte Pública inclui já obras de Fernando Lanhas, Dalila Gonçalves e João Louro.


Leia também: Programa de Arte Pública no Porto