Sociedade

O primeiro fim de semana de outono faz vários convites para sair de casa

  • Notícia

    Notícia

#mno_mercado_artesanato_07.jpg

São várias as propostas que a cidade faz neste fim de semana. Animação, festa e movimento convidam a sair de casa. Como habitual, reunimos para si algumas iniciativas, a maioria de participação gratuita. Vá e divirta-se.

 

Jornadas Europeias do Património

Este ano sob o tema "Património e Natureza", as Jornadas Europeias do Património traduzem-se no Porto em várias iniciativas de participação livre promovidas pela autarquia. Visitas guiadas, percursos temáticos, conferências e exposições fazem parte do programa, sábado e domingo.

 

Feiras e mercados por vários locais

Artesanato, peças de autor, produtos em segunda mão e outros artigos são a proposta de mão cheia de feiras e mercados urbanos por praças e jardins da cidade. Aqui estão eles:

Flea Market Porto - pela primeira vez, a "pulga" está no Jardim do Marquês. Sábado, das 14 às 19 horas.

Mercado Porto Belo - Praça de Carlos Alberto. Sábado, das 10 às 19 horas.

MartkPlace - Praça Dr Francisco Sá Carneiro. Sábado, das 12 às 19 horas.

Mercado de Artesanato do Porto - Praça Parada Leitão, das 9 às 20 horas. Sexta, sábado e domingo.

Urban Market - Praça das Cardosas, das 11 às 19 horas. Sexta, sábado e domingo.

Há ainda o Mercadinho da Ribeira (Cais da Ribeira) e o Mercadinho da Sé (Largo do Redondelo), de quinta-feira a domingo.

 

Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda

São 18 as galerias de arte contemporânea que abrem as portas neste sábado, a partir das 16 horas, com novas exposições. Como é habitual nas inaugurações simultâneas no "quarteirão das Artes", há animação de rua e visitas guiadas.

À conversa junto a memorial de homenagem à língua bengali

 

A sessão deste sábado do programa municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana realiza-se junto ao Memorial dos Mártires do Dia Internacional da Língua Materna do Bangladesh, a partir das 18 horas. Um "objeto", uma história a descobrir em conversa entre a Avenida Dom Afonso Henriques e a Rua Chã. Participação livre.

  

Festa do Outono em Serralves

Teatro, dança e música, oficinas e narração de histórias, percursos pelo parque e outras experiências dão expressão, em Serralves, à Festa do Outono. Realiza-se no sábado e no domingo, das 10 às 19 horas. A entrada é livre. 

Caminhar pela maternidade e celebrar a natalidade

A iniciativa junta, no sábado, grávidas, casais, familiares e amigos para a "maior maratona das nossas vidas", com várias surpresas e atividades ao longo de todo o percurso. A esta caminhada de 2km juntam-se Dulce Félix e Ricardo Ribas como padrinhos oficiais. O ponto de encontro é o Edifício Transparente, às 9,30 horas. A inscrição, no valor de 2€, reverte totalmente a favor da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. 

 

Festival Internacional de Dança Desportiva da Cidade do Porto

A mais antiga competição de dança desportiva em Portugal regressa no sábado ao Pavilhão Rosa Mota. O evento, já na 19.ª edição, junta cerca de 100 pares de participantes, num total de 14 categorias a concurso. A entrada tem um custo de 5€.

Festa da Interculturalidade nos "Leões"

Música, dança, artesanato e vivências distintas cruzam-se no domingo, das 14,30 às 18,30 horas, na Praça Gomes Teixeira. O Meu País no Teu - Festa da Interculturalidade é a proposta aberta à população para o encontro, em modo celebração, com várias comunidades culturais a residirem na cidade e no país.

  

Motos clássicas em desfile solidário

Na tarde de domingo realiza-se o Distinguished Gentleman's Ride, um passeio solidário de motos clássicas, organizado anualmente pelo mundo inteiro. Estão inscritos mais de meio milhar de participantes. Trajes a rigor e charme "vintage" são características do evento, que se inicia às 14 horas no Castelo do Queijo e estará junto à Câmara entre as 15,45 e as 16,30 horas.

 

Baile Comunitário encerra o festival MEXE

O MEXE - IV Encontro Internacional de Arte e Comunidade termina nas ruas da cidade com o Baile Comunitário, a partir das 17 horas de domingo. O baila, com música e parada, parte do Teatro Carlos Alberto (TeCA) e segue até à Cordoaria.

 

Ensemble Vocal Pro Música na Quinta de Bonjóia

A música coral está na Quinta de Bonjóia, em Campanhã, neste domingo: às 17,00 horas dá-se início a um recital pelo Ensemble Vocal Pro Música. Sob a direção do maestro José Manuel Pinheiro, promete-se um repertório diversificado. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.