Sociedade

O primeiro festival Elétrico está quase a chegar ao Parque da Pasteleira

  • Notícia

    Notícia

#jq_porto_electrico_08.jpeg

João Queirós

A cidade tem mais um festival e falta pouco para o conhecer. O Elétrico Porto Music Experience chega ao Parque da Pasteleira já na próxima sexta-feira, 20 de julho, e demora-se por lá até domingo. Com música, arte e tecnologia vai celebrar o sol, a vida ao ar livre e o contacto com a natureza.

Além do cartaz musical - servido em palco com pista de dança -, o evento proporcionará uma zona com food trucks e outra de vinhos, área de conforto e um playground para os mais novos se divertirem. Nascida como iniciativa com a energia própria da cidade, tem também espaço para divulgação da cultura e do ambiente empreendedor do Porto.

No Mundo da eletrónica

"Trazer o Mundo ao Porto, levar o Porto ao Mundo" é a ideia subjacente a este novo Elétrico. Conte-se por isso com a presença de grandes nomes da cena mundial da música eletrónica e a atuação de valores locais. 

O line-up do festival mistura de forma eclética nomes que marcam a história da eletrónica, como Larry Heard (ou Mr. Fingers), Delano Smith, Nightmares on Wax, a escola de Chicago de Miss Honey Dijon, o carisma eloquente e a abordagem descomplexada de Peggy Gou, ZIP (Thomas Franzmann), fundador da mítica Perlon e um dos nomes mais respeitados do house minimal e que pela primeira vez se apresenta no Porto, ou mesmo Fumiya Tanaka o "Minamoto no Yoritomo" da eletrónica de dança japonesa.

Cristi Cons e Vlad Caia, com o projecto SIT, Joseph Seaton's e o seu alter-ego Call Super, Rhadoo, Sonja Moonear, DeWalta, e Nicolas Lutz são outros dos nomes do cartaz.

A abertura vai contar com um concerto de Dharum & Helder Pizzicato, dupla que este ano será responsável pelo encerramento do célebre Boom Festival, e a performance Raio de Sol.

Quanto à promoção dos talentos nacionais, vão passar pelo palco o sempre fresco "Guru" Rui Vargas, os jardins sonoros de João Maria, assim como os talentos locais de Gusta-VO, João Semedo, João Tenreiro, André Cascais, Vasco Valente, a ensolarada Mafalda e a presença carismática de Diana Oliveira.

Arte, tecnologia e meditação

Por ser uma experiência que pretende ir além da música, o festival aposta também numa componente de sustentabilidade cultural, através da ligação a agentes culturais da cidade. Em parceria com a empresa JCDecaux e o mítico espaço portuense de intervenção cultural Maus Hábitos, estará patente o projeto Mupi Gallery, que usa as estruturas dos mupis como instalação no parque para mostrar um conjunto de fotografias artísticas.

Outra presença confirmada é a do projeto Sábado-feira que, ao longo dos três dias, promoverá uma feira de arte onde se pode encontrar trabalhos de fotografia, pintura, desenho, ilustração, pósteres, fanzines, publicações ou cerâmica, entre outros trabalhos de autor.

A celebração do poder da tecnologia é outro dos propósitos deste festival, que vai juntar startups no Elétrico Press Start, em parceira com o The Next Big Idea. O principal destaque deste espaço será um podcast gravado ao vivo, o primeiro sobre inovação e empreendedorismo, em que um conjunto de fundadores de startups, investidores e parceiros de ideias vão contar a sua história.

O programa inclui ainda sessões de meditação diárias e um Sacred Dance Ritual, uma experiência única e rica em música eletrónica e étnico tribal, através da dança e estímulos sensoriais dos cinco sentidos. Cada participante será convidado a fazer uma viagem de olhos vendados e descalço, dançando ao som e ritmo de um DJ set.

O evento é organizado pela agência RDZ, o Indústria e a BySide, em parceria com a Câmara do Porto, através da empresa municipal PortoLazer.

As entradas custam 25 euros (bilhete diário) ou 60 euros (passe para três dias).

+Info: Elétrico Porto Music Experience

Horários

Sexta e Sábado: 14h00 - 1h00

Domingo: 12h00 - 22h00