Cultura

O Porto vai poder ver o Mundo de Steve McCurry a partir desta semana

  • Notícia

    Notícia

De 10 de outubro a 31 de dezembro, a Alfândega do Porto acolhe a exposição "The World of Steve McCurry", o multipremiado fotógrafo norte-americano mundialmente reconhecido pelo retrato da menina afegã de olhos verdes, de nome Sharbat Gula, que foi capa da "National Geographic".

Com curadoria de Biba Giacchetti e cenografia do arquiteto italiano Peter Botazzi, a exposição com mais de 200 fotografias reúne alguns dos trabalhos mais reconhecidos do fotógrafo, mas também vários não publicados, como é o caso da coleção a preto e branco resultante da sua primeira reportagem ao Afeganistão, em 1979 e 1980. A mostra percorre países tão distintos como Cuba, Índia, Brasil, Itália ou Estados Unidos.

A lente de McCurry captou cenários de guerra e violência, como a queda das torres do World Trade Center a 11 de setembro, fotografada a partir do seu escritório em Nova Iorque, a Guerra do Golfo, o conflito do Afeganistão, o período pós-tsunami no Japão ou o drama das crianças-soldado. 

O profissional é considerado um dos nomes mais emblemáticos do mundo da fotografia e já venceu o Magazine Photographer of the Year, foi o fotógrafo do ano para a National Press Photographers Association e para a Royal Photographic Society's Centenary. Arrecadou também, por duas vezes, os dois primeiros prémios nos World Press Photo (1985 e 1992).

Recorde-se que, em maio deste ano, Steve McCurry veio a Portugal e visitou a cidade do Porto, onde foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.

A sua exposição está agora pela primeira vez em Portugal, depois de ter passado por Itália, onde foi visitada por mais de um milhão de pessoas durante um ano, e mais recentemente por Bruxelas, visitada por mais de 150 mil pessoas. Do Porto seguirá para Barcelona e Madrid.