Sociedade

Um novo largo para o Porto

  • Notícia

    Notícia

O projeto Locomotiva abriu, ontem à tarde, o Largo da Estação, um novo espaço junto à Estação de São Bento e que liga à Rua da Madeira. A inauguração esteve a cargo de Rui Moreira, que se fez acompanhar por vários vereadores e por Rui Veloso. O espaço, anteriormente degradado e esquecido pela cidade, vai permanecer até ao verão na configuração atual recebendo muita animação e arte, sendo depois devolvido à cidade, como um espaço regenerado e pedonal.

Depois da abertura à tarde, ontem à noite, inaugurou a sua primeira exposição nos Armazéns da Estação.

Com curadoria de Jesse James, «Prenúncio» pretende construir um arquivo coletivo sobre as relações que a Estação de São Bento evoca no território: entre centro e periferia, cidade e campo, entre o que é local e o que vem de fora, entre o industrial e o turístico.

A exposição reúne trabalhos inéditos de Horácio Frutuoso, João Bento, Nuno Pimenta e Tamara Djurovic (aka Hyuro).


Situado na Rua da Madeira, este novo lugar de paragem no centro da cidade está dotado de uma zona de esplanada coberta (407m2), um palco para apoio aos vários eventos programados no âmbito do projeto e um espaço expositivo com cerca de 250m2, onde estarão quatro intervenções artísticas, incluindo um jardim vertical, mobiliário urbano e uma surpreendente caixa de escadas, composta por 2.260 latas, que estabelece uma nova possibilidade de circulação pedonal entre o novo Largo e a Rua da Madeira.


 

Ao mesmo tempo, são também reativados os velhos armazéns de mercadorias da REFER, que passam agora a acolher um bar, uma galeria, assim como outros espaços que servirão de apoio à preparação de outras iniciativas do projeto.


 

Lançado em dezembro de 2014, ao abrigo de uma candidatura ao Programa ON.2 - O Novo Norte, Locomotiva é um projeto dinamizado pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, para revitalizar a zona envolvente à Estação de São Bento, incutindo-lhe novas dinâmicas, valorizando as suas potencialidades e promovendo a sua atratividade económica e turística.

Veja o vídeo de uma das intervenções artísticas