Política

Veja aqui as imagens da festa do FC Porto na Avenida dos Aliados

  • Notícia

    Notícia

A equipa do FC Porto ergueu esta noite o troféu de campeão nacional de futebol na varanda da cidade, em frente a cerca de 250 mil adeptos que encheram de azul e branco a Avenida dos Aliados. Os custos da festa foram suportados pelo clube e pelos seus patrocinadores. Veja as imagens.


Foi uma autêntica noite de consagração aquela que se viveu neste sábado na cidade do Porto. Dezanove anos depois, e quando o relógio marcava as 23,30 horas, equipa e direção do FC Porto festejaram na varanda municipal o título de campeões nacionais.

O hino do clube azul e branco, cantado ao vivo por Maria Amélia Canossa, reverberou por todos os Aliados, num coro afinado a milhares de vozes, enquanto a taça dos campeões passou de mão em mão entre jogadores, perante o sorriso rasgado do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e da equipa técnica dos "dragões".

O clima de festa, esse, começou na maior sala de visitas da cidade já durante a tarde, a partir da transmissão em direto do jogo frente ao Vitória de Guimarães, que o Porto ganhou por 1-0, somando assim os últimos três pontos da temporada.

O autocarro panorâmico que transportava equipa, dirigentes e familiares do FC Porto entrou na Avenida dos Aliados às 22 horas em ponto, sem qualquer escolta policial. A chegada à Câmara do Porto só viria a acontecer mais de uma hora depois, já que a confraternização com os adeptos marcou o passo da comitiva portista.

Após a entrada triunfante nos Paços do Concelho, a equipa assistiu à cerimónia de entrega da Medalha de Honra da Cidade a Pinto da Costa, pelas mãos de Rui Moreira.

O ato solene, realizado no átrio do edifício municipal, foi breve mas repleto de significado. Após a homenagem ao presidente do FC Porto seguiu-se o segundo momento alto da noite: a chegada à varanda da Câmara do Porto onde os vencedores ergueram o troféu.

A festa prosseguiu em frente aos Paços do Concelho, numa plataforma montada na Avenida dos Aliados, por onde os jogadores e equipa técnica desfilaram e comemoraram o título de campeões nacionais de futebol com cerca de 250 mil pessoas. A celebração da conquista do FC Porto culminou com fogo-de-artifício que abrilhantou os céus da Invicta e, para muitos adeptos, foi mesmo o pontapé de saída para mais festejos pela noite dentro.