Cultura

"O Porto soube entender a importância do design"

  • Notícia

    Notícia

#fib_Demetrios_Fakinos.jpg

Os European Design Awards, iniciativa que fundou e organiza, a Porto International Design Biennale, esta tarde anunciada e à qual pertence como elemento do Conselho Consultivo, e a cidade que hoje une tudo foram temas focados por Demetrios Fakinos, grego, em conversa com o Porto., aqui exposta em discurso direto. Pela voz de alguém que faz acontecer, explica-se a essencialidade do design e o modo como o Porto lhe concede importância: partilhando-o com a sociedade e o mundo.

A Bienal que nasce onde existe contexto e fundamento

"Quando se ouve falar de uma nova iniciativa, como é o caso da Porto International Design Biennale, pensa-se se existe contexto ou fundamento. Aqui, no Porto, ambos coexistem.

É muito importante que estejam duas cidades envolvidas neste projeto [Porto e Matosinhos], e com uma equipa organizadora muito competente.

Acredito que será algo muito interessante para o Porto."

O Porto, os ED Awards e uma imagem de marca com conteúdo

"O reconhecimento da marca Porto. nos European Design Awards ['Best Brand Implementation' e 'Best of Show' 2014] expandiu a cidade no estrangeiro. Uma coisa é dizer às pessoas 'vejam como sou bom', outra é ter uma imagem de marca honesta, com conteúdo, caso contrário irá desiludir as pessoas.

Se a imagem de marca de uma cidade promete ser algo fascinante, tem mesmo de ser fascinante. E o Porto tem dado as respostas certas. A sua imagem de marca corresponde ao conteúdo."

A cidade vibrante que percebe a importância do design

"Esta é uma cidade linda, vibrante e jovem, capital do design. É a quarta vez que estou no Porto e de cada vez que cá venho conheço pessoas muito interessantes, muito ativas. E o que me surpreende - uma agradável surpresa, devo dizer - é o facto de o design ter um grande apoio por parte das autoridades locais. Porque isto não deve ser tomado como garantido... Nem todos entendem a importância do design e o que o design pode fazer por uma comunidade ou pela economia. O facto é que as autoridades locais do Porto perceberam muito bem a importância do design."

ED Awards, uma ideia nascida entre Portugal e a Grécia

"Os European Design Awards [cuja 10.ª edição decorre hoje no Porto] nascem da minha história pessoal. Cresci numa família que estava no ramo editorial, por isso havia sempre muitos designers no escritório do meu pai. Há uns 20 anos, na Grécia, não existia uma revista para designers. Vi aí uma oportunidade e pensei em fazer algo. Não sou designer, mas gosto muito de design.

Fundei a revista e, por causa desse projeto, comecei a fazer iniciativas para designers, tais como conferências, congressos ou workshops.

O próximo passo aconteceu quando estava a viajar de Portugal para a Grécia. Tinha ido visitar a Experimentadesign e, para passar o tempo, decidi fazer uma análise SWOT: descobri que tinha muitos conhecimentos da área do design. Conhecia muitas pessoas de revistas especializadas e isso deu-me a ideia de as juntar e organizar um evento pan-europeu. Telefonei a vários editores de revistas de design de vários países. Foi assim que tudo começou."

O design como impulsionador da economia

"O design está em todo o lado! Algumas pessoas esquecem o seu valor económico, quando ele pode resolver problemas, pode criar emprego, pode, enfim, impulsionar a economia.

Poderia resumir tudo à componente estética, mas a partir daí o seu alcance é enorme. Todos vamos a um supermercado, todos compramos produtos, revistas e jornais. A toda a hora, temos de escolher. Falo de design de comunicação, mas também de arquitetura; também compramos cadeiras, por exemplo.

Pensemos num produto e numa identidade. O primeiro impulso em comprar um produto depende do seu design. Escolhemos um produto pelo seu design.

A imagem de marca é importante. Especialmente no contexto específico da exportação."