Sociedade

"O Porto é um exemplo que deve ser exportado"

  • Notícia

    Notícia

"O Porto é um exemplo que deve ser exportado", referiu o professor de Ciência Política da Universidade de Chatham (Pittsburgh, EUA), David Rossbach, em visita à cidade.

De acordo com o docente, que estuda o impacto das crises económicas no desenvolvimento urbano das cidades, com ênfase nas políticas governamentais locais, o Porto destaca-se "pela forma como conseguiu fazer convergir os antigos e os novos edifícios, preservando fachadas e apostando igualmente em novos designs".

David Rossbach falava ao Porto. no âmbito de uma visita de estudo de uma delegação daquela universidade a Portugal, na semana passada. No Porto, o grupo - dois professores e 16 alunos - quis observar a reabilitação da habitação social levada a cabo pela Câmara, bem como a preservação do centro histórico em termos de habitação. Nos bairros da Sé e da Bela Vista, a comitiva observou in loco as obras de infraestrutura relativas à manutenção e conservação de edifícios devolutos e degradados e a implementação de novos projetos no domínio social.

"O caráter coeso e a capacidade de diálogo dos diferentes setores da cidade" foi uma das características do Porto que mais surpreendeu o professor norte-americano. Esta observação acabaria por ir ao encontro das palavras do vereador da Inovação da Câmara. Filipe Araújo, que recebeu o grupo académico no Porto Innovation Hub, salientou a existência do programa Tech-up, que se destina a reciclar competências para contrariar o "brain drain" e captar e manter os melhores talentos "nesta cidade cada vez mais cosmopolita".

Integraram esta visita alunos, entre os 19 e 22 anos, dos mais variados domínios de estudo, desde Ciências Políticas, Serviço Social, Psicologia e Gestão Artística, a Biologia, Marketing, Estudos de Cinema, Escrita Criativa e Inglês. Em comum têm a disciplina de História e Política Portuguesa, lecionada por David Rossbach, que já em despedida confidenciou: "O Porto é definitivamente um local onde gostaria de estudar com uma bolsa Fullbright".

Todo o grupo se mostrou muito agradado com a simpatia das pessoas do Porto, sendo que para a maior parte destes alunos foi a sua primeira visita a um país estrangeiro.