Cultura

"O Porto é Lindo!" vai levar cidadãos seniores em visita guiada à Casa da Música

  • Notícia

    Notícia

#fib_Desafios_Nova_Economia_Cidade_13.jpg

Filipa Brito

O projeto "O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65" promove a 30 de outubro uma visita guiada à Casa da Música, aberta a todos os cidadãos com idade igual ou superior e 65 anos e que sejam residentes na cidade do Porto.

Com início às 15 horas, a visita é de participação gratuita, mas requer inscrição prévia para o email dmcs@cm-porto.pt, devendo a mesma ser feita até ao dia 28 de outubro.

As inscrições são limitadas e serão consideradas por ordem de chegada. Os dados requeridos para inscrição são: nome completo, idade, endereço de email, telefone e freguesia de residência.

Deve também ser descarregada através desta ligação a minuta de consentimento para o tratamento de dados pessoais, a qual deve ser preenchida com o nome e a assinatura e enviada para o email dmcs@cm-porto.pt, juntamente com a inscrição na iniciativa.

Uma vez por mês, o projeto municipal de valorização dos tempos livres "O Porto é Lindo!", dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre aos cidadãos seniores em geral a participação em visitas guiadas pelo património da cidade, proporcionando assim experiências de grande interesse e enriquecimento cultural e também de socialização e de cidadania.

Inserida no roteiro "Novos equipamentos marcantes na cidade", a Casa da Música, um espaço de cultura privilegiado do Porto, situado na Rotunda da Boavista, é um edifício projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, inaugurado em 2005, e "considerado um ícone da arquitetura contemporânea".

"A principal característica do projeto é a continuidade visual que se estabelece, não só entre o interior e o exterior, mas também entre os próprios espaços de referência dentro do edifício. Uma relação de mistério, uma ambiguidade que provoca os sentidos, uma sensação de 'caixa de surpresas' que acompanha o percurso do início ao fim. Do que era para ser uma moradia com cerca de 200 m2, Koolhaas fez um edifício de caráter cultural de quase 38.000 m2".

Para mais informações, contacte o Departamento Municipal de Coesão Social através do número 225 899 260.