Cultura

O Porto é Lindo! leva os cidadãos seniores em visita ao World of Discoveries

  • Notícia

    Notícia

#fib_O_Porto_e_Lindo_02.jpg

Filipa Brito

Estão abertas só até á próxima segunda-feira as inscrições gratuitas para a visita que o programa O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65 vai promover na manhã de 31 de outubro ao World of Discoveries, destinada ao público em geral com idade igual ou superior a 65 anos e residente na cidade do Porto.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das instituições particulares de solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural mas também de socialização e de cidadania.

A visita realiza-se na quarta-feira, pelas 10 horas, e a participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o email dmcs@cm-porto.pt, devendo a mesma ser feita até à próxima segunda-feira, dia 29 de outubro. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada do pedido de inscrição.

Inserido no roteiro "Novos equipamentos marcantes na cidade", o World of Discoveries é um museu interativo e parque temático dedicado aos descobrimentos portugueses.

Localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, frente ao Edifício da Alfandega, este espaço museológico procura reconstruir a odisseia dos navegadores portugueses na era dos Descobrimentos, através de uma viagem pela história das embarcações, dos instrumentos de navegação, da cartografia e das histórias de quem cruzou oceanos à descoberta e conquista de novos mundos. Há ainda uma zona navegável com réplicas de pequenos barcos, onde estão recriados os caminhos marítimos desbravados pelos portugueses, com passagens pelas rotas oceânicas, "cruzando" a China, Japão, Indonésia, Índia, Norte de África e Brasil.

Iniciado em janeiro, o programa O Porto é Lindo! foi, numa primeira fase, dirigido a comunidades de instituições, mas passou a partir de março a apresentar propostas de roteiros turísticos aos cidadãos seniores da cidade em geral, que podem inscrever-se individualmente.

Para mais informações, poderá contactar o Departamento Municipal de Coesão Social através do telefone 225 899 260.

Dados requeridos para inscrição: nome completo, idade, endereço de email, telefone, zona de residência.

Além desses, deve preencher, assinar e enviar a minuta em anexo, dando consentimento para o tratamento de dados pessoais, por correio eletrónico para o endereço dmcs@cm-porto.pt, juntamente com a inscrição.