Sociedade

O "Porto." tem sugestões para o seu fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#jq_01MAIO_MEETING_ATELETISMO_06.jpg

João Queirós

Assistir às provas de atletismo dos mais novos no Parque Desportivo de Ramalde ou passar uma tarde com as mãos na massa e participar numa oficina de barro no interior do Mercado Temporário do Bolhão; fazer compras de ocasião nos mercadinhos ao ar livre da cidade, ver exposições, ir ao teatro ou deixar-se envolver pela poesia de Mário Cesariny - são estas algumas das sugestões que o "Porto." lhe apresenta para aproveitar da melhor maneira o seu fim de semana.

Sábados em Família no MTB 

O Mercado Temporário do Bolhão estreia hoje, das 14 às 17 horas, a rubrica "Sábados em Família", a decorrer ao segundo sábado de cada mês. Nesta primeira edição, convidam-se pequenos e graúdos a participar numa Oficina com Barro, propondo-se a recriação em cerâmica dos produtos do Mercado. A participação na oficina é gratuita.

Propostas do MIRA 

O multifacetado projeto MIRA, na Rua de Miraflores, celebra neste sábado cinco anos e há várias propostas. Uma delas, no MIRA Forum, está mesmo a chegar ao fim e termina hoje: é a instalação cinemática "Thoughts Out of Season" da artista e realizadora Marta Alvim, que consiste em dois filmes sincronizados, nos quais as questões mais globais do planeta são colocadas. 

 

Mercado Porto Belo 

Entre as 10 e as 19 horas de sábado, se as condições climatéricas assim o permitirem, o Mercado Porto Belo apresenta nova edição na Baixa do Porto. Quem visitar a Praça de Carlos Alberto encontrará um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade, com ofertas variadas: discos de vinil e CDs, livros, produtos artesanais e biológicos, roupa vintage, antiguidades, entre outras.

 

Mercadinho dos Clérigos 

A primeira edição deste mês do Mercadinho dos Clérigos está marcada para este sábado, entre as 10 e as 20 horas. Na Rua de Cândido dos Reis, vai estar disponível uma oferta variada, desde artesanato, roupa e antiguidades até produtos biológicos, livros e música, entre outros artigos. A realização está sempre dependente de condições climáticas favoráveis.

 

A História do Padre António Vieira 

A conversa semanal do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana vai, ao final da tarde deste sábado, recordar a "História do Futuro" escrita pelo Padre António Vieira. Considerada a primeira narrativa utópica escrita em português, foi publicada postumamente em Lisboa em 1718, sendo apenas um fragmento inacabado. A sessão vai acontecer nas instalações dos Waat Studios (Rua do Dr. Eduardo Santos Silva, 261), a partir das 18 horas, como habitual.

 

Quintas de Leitura ao sábado 

O ciclo poético realiza-se excecionalmente a um sábado e cria, com a poesia de Mário Cesariny, uma envolvência com a população de Aldoar, integrando-se no programa Cultura em Expansão. A partir das 21,30 horas, no Auditório do Centro Paroquial de Aldoar.

Estreias no Festival de Marionetas

O 29.º FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto arranca já neste sábado. Hoje e amanhã, apresenta cinco projetos no Teatro Rivoli e no Teatro Campo Alegre. E, durante uma semana, tem várias estreias para o público.

  

Crianças correm em Ramalde 

O Parque Desportivo de Ramalde (antigo INATEL) é palco do 3.º Vitalis Kids Challenge by Hyundai no domingo, a partir das 9,30 horas. As provas são destinadas aso atletas mais novos, masculinos e femininos. A inscrição é grátis para todos os escalões, podendo ser realizada no local e no próprio dia. Além da competição, os participantes encontram diversões, como insufláveis, pinturas faciais e jogos.

 

A Corrida do Dragão 

Vai para a rua neste domingo a primeira edição da Corrida do Dragão, uma iniciativa realizada no âmbito das comemorações dos 125 anos do Futebol Clube do Porto. A prova tem partida marcada para as 10 horas na Avenida de Fernão de Magalhães, junto à sede da Tertúlia do Dragão - espaço de convívio dedicado aos sócios e adeptos do FC Porto - e termina no Estádio do Dragão.

 

Mercado do Vilar 

A associação Espaço t abre as portas da sua sede (Rua do Vilar 54) no fim de semana, entre as 10 e as 19 horas, para mais uma edição do "Mercado do Vilar: Oportunidades de Sonhar & Mercado do Quase Novo". O mercado apresenta um conjunto muito variado de produtos que algumas das mais importantes empresas portuguesas oferecem ao Espaço t.

Novo projeto de artes visuais 

"Sem Imago Mundi, Antes Um Desvio Aleatório" é o nome do novo projeto curatorial de Eduarda Neves. Acabado de inaugurar no Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, reúne trabalhos de Ana Guimarães e Tiago Veloso, Celeste Cerqueira, Daniel Moreira e Rita Castro Neves, João Tabarra, Nuno Ramalho, Sérgio Leitão e Thiago Rocha Pitta. Conta ainda "com a participação de dois cometas": Alexandra Costa e Nuno Vieira. A exposição pode ser visitada entre as 15 e as 18 horas de sábado e domingo, sendo que às 17h30 de ambos os dias é projetada uma obra de Sérgio Leitão no interior do Planetário.