Cultura

O Natal dos mais pequenos (e não só) vai ser mais animado dentro da árvore

  • Notícia

    Notícia

#JQ_23Dezembro2018_Atividades_Natal_26.jpg

O interior da Árvore de Natal da cidade, instalada na Praça do General Humberto Delgado, frente à Câmara do Porto, vai ser o palco mágico de um conjunto de espetáculos especialmente dirigidos ao público infantil.

Histórias musicadas, contos infantis e um teatro de marionetas inspirado numa lenda do norte de Portugal são as propostas a apresentar ao longo da quadra natalícia naquele espaço, que tem acesso gratuito.

O convite é especialmente dirigido aos mais pequenos, para que entrem neste cenário mágico e participem em cada um dos espetáculos que serão apresentados nas tardes de sábado e domingo, como que a preparar a chegada do Natal.

Nos dias 1 e 7 de dezembro, as histórias vêm embrulhadas com música e são apresentadas em sessões duplas, às 16 e às 18 horas, pelo coletivo O Som do Algodão. Cada momento inclui quatro histórias que prometem transportar as crianças numa viagem pelo mundo das palavras e das emoções, onde a música e a narração se fundem para criar um ambiente de suspense e aventura, sempre com o Natal como inspiração.

O programa de cada uma destas sessões, com duração aproximada de 45 minutos, inclui:

- "Máquina de Embrulhar Poemas", espetáculo sensorial e musical inspirado na obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Matilde Rosa Araújo, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade ou Manuel António Pina;

- "Contos de Natal (des)Baralhados", uma sessão onde os contos de Natal são baralhados e desencontrados;

- "ZPLIM!! Dia e Noite rumo ao Polo Norte!", que conta a história de duas irmãs (Dia e Noite) numa viagem à volta do Mundo rumo ao Polo Norte;

- "Uma História de Natal no Centro da Terra", conto musicado sobre a incrível viagem do Pai Natal e a sua trupe de renas e duendes ao centro da Terra.

Presença habitual no Natal do Porto, Saphir Cristal será a contadora oficial de histórias nas tardes de 14 e 21 de dezembro, também em sessões duplas, com início às 16 e às 18 horas. Este ano, Saphir Cristal traz consigo uma mala cheia de pequenos, grandes e curiosos objetos, que inspirarão várias histórias que se ouviam na infância, com bobos, reis e varinhas, mas também lobos, princesas e velhinhas. Um mundo imaginário de histórias quentes para aquecer os dias de inverno.

Para encerrar este ciclo, há ainda um espetáculo de marionetas que será apresentado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, ao final da tarde de 22 de dezembro. Inspirado num conto tradicional do norte de Portugal, "Bzzzoira Moura" conta a história de uma jovem moura encantada por um feitiço e aprisionada por uma criatura sedenta de ouro. Terá esta história um final feliz?

ANIMAÇÃO NO INTERIOR DA ÁRVORE DE NATAL > PROGRAMA

01/12 | 16h00 e 17h30 > "Histórias com música lá dentro" - O Som do Algodão

07/12 | 16h00 e 18h00 > "Histórias com música lá dentro" - O Som do Algodão

14/12 | 16h00 e 18h00 > "A Contadora de Histórias" - Saphir Cristal

21/12 | 16h00 e 18h00 > "A Contadora de Histórias" - Saphir Cristal

22/12 | 18h30 > "Bzzzoira Moura" - Teatro e Marionetas de Mandrágora