Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"O Mundo é Redondo" estreia esta semana em vários bairros da cidade
27-10-2016

O programa da Câmara do Porto "Cultura em Expansão" estreia esta semana um espetáculo cantata, com participação de moradores da cidade, em seis apresentações a acontecerem em quatro bairros distintos.


"O Mundo é Redondo", com libreto de Regina Guimarães, música de Peixe e encenação de Nuno Cardoso, versa os mistérios do mundo globalizado e o jogo de distâncias e aproximações inesperadas através do qual o "bairro" o intui e representa. Entre o acesso permanente à informação e a ideia de que vivemos num mundo onde tudo se passa atrás da esquina e, por outro lado, os atavismos e a cegueira com que construímos os nossos quotidianos, "O Mundo é Redondo" procura rever musicalmente a distância e a posição de cada um num mundo povoado de pessoas singulares e livres. Trabalhando sobre as formas de aproximação à música e ao espetáculo cantado e recitado por parte de não profissionais, constrói-se um dispositivo de instalação em espaços plurais, com apresentação em três fins de semana consecutivos, em quatro diferentes bairros do Porto.


Este espetáculo faz parte de "Arquipélago", um projeto artístico da Ao Cabo Teatro no qual se esbate a fronteira tradicional entre criador e espectador, entre produtor e consumidor da criação artística. Este projeto nasce da vontade de pensar a partir dos territórios concretos de intervenção da companhia. Pensar a polis, a república, a democracia, com as armas da criação artística, com os habitantes e comunidades envolventes.


Começa por ser um projeto de criação teatral, que cruza artistas com não atores, mas rapidamente se transforma em projeto de matriz multidisciplinar. A partir de uma escrita que se constrói nas experiências e nas palavras dos intervenientes, o espetáculo investiga a condição das comunidades desprotegidas que habitam o território, transformando-se numa passagem de histórias de vida, de desejos e frustrações, de poesia e rugosidade concreta do mundo.


Depois dos trabalhos desenvolvidos na Ilha da Bela Vista, em 2014, e na Freguesia de Campanhã, em 2015, também no âmbito do programa "Cultura em Expansão", o projeto adensa-se na sua relação com as comunidades e propõe-lhes uma forma mais exigente de colaboração. O dispositivo do espetáculo prevê a sua instalação em espaços com características técnicas básicas, permitindo a sua circulação em três fins de semana consecutivos, levando a projeto ao encontro das comunidades que o criaram.


+ Info: Cultura em Expansão

ARQUIPÉLAGO

O Mundo é Redondo

de Regina Guimarães e Pedro Cardoso (Peixe)

encenação de Nuno Cardoso

Uma criação Ao Cabo Teatro

De 29 de Outubro a 13 de Novembro | Porto | Cultura em Expansão

M12

Duração: 70'

Apresentações

29 e 30 de Outubro Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã

5 e 6 de Novembro Auditório da Paróquia de Ramalde

12 de Novembro Associação Recreativa Malmequeres de Noêda

13 de Novembro Círculo Católico de Operários do Porto

(sábados: 21h / domingos: 16h)