Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O Mundo do século XVI é tema de curso breve na Biblioteca Almeida Garrett
07-02-2020
"A Europa e o Mundo num tempo de mudança - o século XVI" é o tema do curso breve que a historiadora Isabel dos Guimarães Sá vai ministrar em quatro fins de tarde deste mês, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A ação vai debruçar-se sobre o Mundo em 1500, focando a expansão ibérica: o Novo Mundo e as rotas asiáticas; os impérios dos fracos e os inícios da globalização; a mestiçagem; o início da expansão holandesa: a primeira viagem à Ásia pela rota do Cabo; a revolução das materialidades; política e guerra; as alianças dinásticas; as guerras de Itália; Carlos V versus Francisco I; as inovações culturais e a revolução científica, a imprensa de caracteres móveis; Humanismo e Renascimento; a Cristandade fraturada: as reformas religiosas, de Martinho Lutero ao Concílio de Trento.

Professora na Universidade do Minho e investigadora no respetivo CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Isabel dos Guimarães Sá é licenciada em História e mestre pela Universidade do Porto. Doutorou-se em 1992 no Instituto Universitário Europeu, em Florença. Os seus interesses de investigação centram-se no período entre o século XV e o século XVIII. Começou por estudar o abandono de crianças na cidade do Porto no período moderno, tendo em seguida investigado as Misericórdias portuguesas, em Portugal e no seu império. Na última década, tem-se dedicado igualmente ao estudo da cultura material. Escreveu também três biografias de rainhas consortes de Portugal (Leonor de Avis, Isabel e Maria de Castela e Aragão).

As sessões deste curso breve vão decorrer entre as 18,15 e as 20 horas dos dias 19, 21, 26 e 28 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Jardins do Palácio de Cristal).

+info: bib.agarrett@cm-porto.pt | 226 081 000

Inscrições AQUI até 16 de fevereiro (10€ normal / 5€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto).