Sociedade

O mundo daqui a 50 anos é debatido em junho em evento sobre computação

  • Notícia

    Notícia

#mno_Euronext_07.JPG

Miguel Nogueira

Como serão os computadores em 2068? A 50 anos de distância, que tecnologias servirão de base à computação - e que fatores serão decisivos para a sua implementação? As respostas surgirão entre 25 e 29 de junho na conferência "Future of Computing", a maior já realizada em Portugal e que irá decorrer na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O evento, organizado pelo UPTEC - Parque Tecnológico da U.Porto, reunirá especialistas de todo o mundo, que vão debater o estado da arte da computação, os desafios e tendências. Contará com oradores da indústria, nomeadamente da Microsoft e do Swiss National Supercomputing Center, bem como do meio académico, salientando-se a presença de especialistas das universidades de Zurique (Suíça), Jena e Heidelberg (Alemanha), Delft (Holanda), Porto e Lisboa, entre outras instituições.

Computação quântica, neuromórfica, fotónica, química e biológica serão alguns dos temas em debate num encontro que permitirá pensar o futuro da computação e, nessa perspetiva, incentivar a ligação entre indústria e startups (novas empresas de base tecnológica); e identificar possibilidades de investigação e de ensino.

Os interessados em participar no evento deverão realizar uma candidatura, que será depois analisada pela organização. Para o efeito, deverão preencher um formulário de inscrição.