Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O mais famoso "sound artist" do mundo está hoje e amanhã no Porto para captar os sons da cidade
27-03-2017

Bill Fontana é o primeiro convidado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes(CITAR) da Escola das Artes da Universidade Católica para a iniciativa CITAR Talks.


A sessão conduzida pelo compositor e artista norte-americano integra uma palestra, esta tarde, a partir das 17,30 horas, no campus Foz da Universidade Católica, e um workshop, que será dinamizado hoje e amanhã (27 e 28 de março) em alguns dos lugares mais emblemáticos do Porto.


Durante a palestra, será possível ficar a conhecer as obras mais relevantes de Bill Fontana, bem como o seu processo criativo, que se distingue pela capacidade de transformar a perceção de espaços visuais e arquitetónicos.


O "sound artista" é conhecido pelas suas instalações sonoras de grandes dimensões, realizadas, por exemplo, a partir da ponte Golden Gate, da Torre Eiffel ou das dunas de areia em Abu Dhabi. As suas obras já foram apresentadas em locais como o Whitney Museum of American Art, o San Francisco Museum of Modern Art, o Tate Modern e Tate Britain, em Londres, e o Art Gallery of NSE, em Sydney.


A entrada na palestra é livre, mas sujeita a inscrição prévia.


Já os participantes do workshop (12 no máximo) terão a oportunidade de experimentar, diretamente com o artista, recolher sons em alguns dos locais incontornáveis da cidade do Porto. Na primeira sessão, haverá algum trabalho em estúdio de preparação técnica, seguido de trabalho de campo para recolha de sons em diversos locais da cidade (transporte e material incluído). Na segunda sessão, agendada para amanhã, far-se-á a audição crítica dos sons captados.


intitulado "Acoustic Visions", o Workshop tem o valor de 60€ ( alunos do CITAR) e 80€ (externos). Inscrições aqui.


Promovidas pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Escola das Artes da Universidade Católica, as CITAR Talks visam promover o encontro com destacadas individualidades ou grupos que trabalham em Ciência e Tecnologia das Artes, através de encontros, que vão desde palestras e workshops, até exposições, passando por reuniões informais.


Há sempre um momento público aberto à comunidade. A próxima CITAR Talk será em outubro e trará a Portugal Gerfried Stocker, diretor artístico do Festival Ars Electronica.