Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Centro interpretativo inaugurado ontem na Casa do Infante
01-04-2015

Rui Moreira inaugurou ontem, no Museu Municipal Casa do Infante, um centro interpretativo dedicado à figura do Infante D. Henrique e aos Descobrimentos. "O Infante D. Henrique e Os Novos Mundos" foi criado com o apoio mecenático da Associação para Divulgação da Cultura de Língua Portuguesa (ADCLP) e com financiamento comunitário.


O presidente da Câmara do Porto recordou no seu discurso que a cidade do Porto foi a cidade berço do Infante, há 600 anos, acrescentando que o Porto "mantém uma profunda lealdade e apego às suas origens", mas que, apesar disso, "tem sabido sempre atrair a si novos mundos".




O novo Centro explora a figura do Infante D. Henrique e o cruzamento de culturas proporcionado pelos Descobrimentos através de interfaces inovadores e interativos, e também de quatro obras de vídeo comissariadas aos artistas Albuquerque Mendes, João Onofre, Julião Sarmento e Pedro Tudela.


A ADCLP, uma associação cultural fundada por José Pereira Herdeiro (1933-2014), advogado e empresário português, é mecenas e parceira deste projeto, estando representada na sessão pelo seu  Vice-presidente, Mário Borges.


"O Infante D. Henrique e Os Novos Mundos" foi criado com o apoio mecenático da Associação para Divulgação da Cultura de Língua Portuguesa (ADCLP) e com o financiamento do programa "ON.2 - O Novo Norte", através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.