Sociedade

O governo manda ou não na TAP?

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António Costa não diz
a mesma coisa que o seu ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Pedro
Marques diz que o Governo não pode interferir na definição de rotas por parte
da TAP, apesar de ter recomprado capital, para chegar aos 50% e disse à SIC Notícias
que o plano estatégico da TAP estava traçado, que não seria alterado e que o
Governo concorda com ele.


Pedro Marques deixou
claro numa entrevista quarta-feira à noite que "o Governo não interfirá na
definição de rotas no Aeroporto do Porto", acrescentando que "essa é uma
competência da comissão executiva", ideia que repetiu ontem à tarde no
Parlamento.


 


Contudo, sábado
passado, António Costa tinha dito o contrário no Porto, falando claramente na
definição de rotas e "hubs" nos aeroportos, nomeadamente, no
Aeroporto Sá Carneiro.


 


Também ontem,
praticamente à mesma hora que Pedro Marques falava no Parlamento, dizendo que o
Governo não iria interferir, a edição online do jornal Expresso publicava os
primeiros excertos da entrevista que o semanário fez ao Primeiro-Ministro e que
será publicada amanhã na edição em papel. Nessa entrevista, António Costa
reafirmou que pode intervir nos objetivos estratégicos da empresa e que um
desses objetivos  é, "a partir do Porto, garantir uma internacionalização
crescente da cidade e que isso passa por ligações a partir da Invicta para o
resto do mundo".


 


Ora, o que o presidente da Câmara tem contestado é, precisamente, a diminuição de ligações a partir do aeroporto
Francisco Sá Carneiro ao resto do mundo e a ameaça de que a TAP possa estar a
traçar uma estratégia de drenagem de tráfego do Porto e de Vigo para Lisboa.

AVANÇA SEGUNDO AEROPORTO EM LISBOA


Recorde-se que, Rui
Moreira tem também dito que o objetivo final do "regime" será a criação de um
novo aeroporto na margem Sul e, consequentemente, uma terceira travessia sobre
o Tejo.


Esta desconfiança do
presidente da Câmara do Porto pode ter ontem crescido, já que Pedro Marques
também disse à SIC Notícias que o Governo está a preparar a adaptação da pista
do Montijo, onde atualmente existe já uma base militar, a aeroporto comercial.


Segundo Pedro Marques,
"está em estudo a pista do Montijo, como pista complementar à do Aeroporto de
Lisboa" e que, "estamos a estudar as condições de oferta e procura que nos
foram apresentadas pela ANA" e que ainda este ano deveria ser tomada uma
decisão a implementar durante três anos. Ou seja, até ao final da legislatura,
segundo o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, deverá haver um novo
aeroporto de apoio à Portela, na margem Sul do Tejo.


Veja também a entrevista de Rui Moreira à TVI