Cultura

O Gatilho da Felicidade abre série de propostas do Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

#didier_crasnault_6470_gatilho_da_felicidade.jpg

O Cultura em Expansão apresenta no próximo fim-de-semana espetáculos de performance, música e cinema em Campanhã, Pasteleira e Miragaia, todos de entrada livre.

O primeiro está marcado para as 21,30 horas de sexta-feira, quando Ana Borralho e João Galante levam "O Gatilho da Felicidade" ao Auditório de Campanhã. O espetáculo resulta de um trabalho com vários jovens do Porto, com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, que foram desafiados pela dupla a refletirem sobre a felicidade: Pode ser definida? Como podemos ser felizes? E, sobretudo, como podemos ser felizes numa sociedade infeliz?

Através de um jogo de roleta russa, com todos sentados à volta de uma mesa com uma arma no meio, o grupo de jovens responde a várias questões sobre as suas vidas, as suas paixões e as suas angústias, num exercício em que "desvenda-se uma possível cartografia da juventude local deste território".

No dia seguinte, sábado, o Cinema Insuflável apresenta novas sessões de cinema, desta vez no Parque Oriental da Cidade do Porto. Entre as 10,30 e as 17,30 horas, há várias sessões com programação do Riga International Film Festival, da Letônia, e uma homenagem a Vasco Granja, pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

Também no sábado, mas às 21,30 horas, Medeiros/Lucas sobem ao palco da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres. A dupla, composta por músicos de gerações distintas, apresenta o seu terceiro álbum de longa duração, "Sol de Março", construído com as palavras de João Pedro Porto.

Medeiros canta "estórias com o sal do mar açoriano na voz" e Lucas "traz a irreverência em forma de guitarras ásperas e ambientes eletrónicos". Juntos compõem canções que combinam a música tradicional com jazz, eletrónica e rock, encontrando novos caminhos para fazer música portuguesa.

A encerrar o fim de semana, as matinés de domingo "Suave Geração" estão no Largo de Artur Arcos, em Miragaia, a partir das 16,30 horas. O projeto combina a tradição de convívio popular com mostras de música ligeira, apresentando concertos e Dj sets ao ar livre. O concerto é da dupla David Bruno & Bruno de Seda, numa parceria entre "um trovador do quotidiano suburbano, que mistura melodias românticas com as batidas tradicionais do hip-hop, e um mestre dos sintetizadores clássicos, que compõe canções de amor". Há também os DJ sets de DJ Karpet, "experimentado disc-jockey dos serões portuenses, que nos traz a sua coleção de raras melodias exóticas", e Sentimentol DJ, que "navega entre sonoridades de hálito azul mentolado, baladas clássicas e ritmos latinos ao sabor da nortada". 

Ainda durante este mês, o Cultura em Expansão vai apresentar a segunda edição do Mapa Emocional de Miraflor, no MIRA FORUM; "Explodir em Silêncio Nunca Foi Perturbador", de Tânia Carvalho, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres; "Manda os Teus Pais Passear", do TEP - Teatro Experimental do Porto, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã; e "1987", peça de Sara Carinhas e Madalena Palmeira, no Grupo Musical de Miragaia.

A programação completa do Cultura em Expansão 2019 está acessível online e as novidades podem ser acompanhadas na página oficial no facebook.