Cultura

O fim da espécie humana e/ou o do Planeta centram atenção no Fórum do Futuro

  • Notícia

    Notícia

Les U. Knight, Timothy Morton e Ben Rivers levantam polémicas e põem em debate importantes questões no programa de sexta-feira do Fórum do Futuro.

"Extinção Humana Voluntária: uma nova esperança para o planeta e para a humanidade" é a proposta de Les U. Knight, fundador do movimento VHEMT  (Voluntary Human Extinction Movement) com esse propósito, que chega ao Fórum do Futuro pelas 19 horas de amanhã.

A sua participação, que tem lugar na Galeria da Biodiversidade (Jardim Botânico), em colaboração com a companhia de teatro mala voadora, assenta no facto de a população humana ter triplicado desde 1950 e nas dúvidas sobre a compatibilidade entre esse crescimento e a preservação da biosfera. Les U. Knight acredita que a única solução é o Homem decidir deixar de procriar.

Ora, apesar de nos parecer impensável admitir a ideia de a nossa espécie deixar de existir, estaremos dispostos a aceitar a extinção de dezenas de milhares de outras espécies?

É por isso de esperar um aceso debate nesta sessão, mas o dia de sexta-feira reserva ainda outro momento de igual intensidade com o diálogo entre o cientista e filósofo Timothy Morton e o realizador Ben Rivers, marcado para as 21,30 horas, no Rivoli.

Sob o tema "Anthropo/seen: Ecologia Negra, Utopia e Futuros Incertos", Timothy Morton e Ben Rivers refletirão sobre o destino do Planeta após o fim da Humanidade. O filme "Urth", de Ben Rivers, abrirá a discussão entre o aclamado realizador e um dos escritores e filósofos mais influentes (e controversos) da atualidade. O livro "Dark Ecology", de Timothy Morton, teve uma influência direta em Urth, mas afinal o que é isso de ecologia negra?  

A cinematografia de Ben Rivers também estará presente na sessão das 18 horas no Rivoli, com a exibição do documentário "Two Years at Sea", que recebeu em 2011 o Grande Prémio do festival CPH:DOX pelo seu "convincente retrato do sentimento eufórico de estar imerso num ambiente elementar", e foi também premiado em Veneza.

O final da noite de sexta-feira trará a terceira performance do Club Ecosex, com o duo australiano Pony Express, entre as 23 e a 1 hora da manhã, no 5.º piso do Rivoli. Nesta última apresentação da instalação, a música estará a cargo de Dj Saliva. O acesso é livre para maiores de 18 anos e não implica levantamento de bilhete.

As restantes sessões do Fórum do Futuro, que termina no sábado, são de acesso livre mediante levantamento de bilhete (máximo de dois por pessoa), no dia e local da sessão.

Veja aqui o que o festival tem para lhe sugerir ainda hoje, quinta-feira, ou consulte toda a programação aqui.