Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O fado chega às Quintas de Leitura com a escritora Maria do Rosário Pedreira
13-03-2019

"Esse fado vaidoso" é o mote da sessão desta semana das Quintas de Leitura, a 14 de março, que tem como convidada a escritora e editora Maria do Rosário Pedreira.


No Teatro Campo Alegre, a partir das 22 horas, a poetisa revela uma dimensão menos conhecida na sua obra literária, precisamente as letras de fado que, nos últimos anos, escreveu para conhecidos fadistas como Aldina Duarte, Carlos do Carmo, Ricardo Ribeiro, Ana Moura, Carminho, Cristina Branco, Pedro Moutinho e António Zambujo, entre outros.


A sessão reúne, por isso mesmo, importantes figuras ligadas ao fado como Rui Vieira Nery, que conversará a este propósito com a convidada, enquanto António Zambujo dará voz às palavras que Maria do Rosário Pedreira escreveu para ele.


A imagem da sessão é assinada por Pedro Teixeira Neves, que mostrará o resultado de um roteiro fotográfico realizado em típicas casas de fado lisboetas, como "A Casa da Mariquinhas", "Café Luso", "Boteko", "Adega dos Fadistas", "Adega Machado", "O Faia" e "Tasca do Jaime", entre outras.


Jorge Mota, Pedro Lamares e a fadista Patrícia Costa asseguram as leituras da sessão, na companhia de Maria do Rosário Pedreira, contemplando ainda o programa um momento de novo circo protagonizado pela bailarina e trapezista Joana Martins.


Bilhetes (€7,50) AQUI.