Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

O espaço e o corpo servem de mote a programa cultural
03-10-2016

De 4 de outubro a 29 de novembro, a Universidade do Porto (U. Porto) e o Museu Nacional de Soares dos Reis promovem um programa de conferências, exposições, instalações e performances artísticas unidas pela temática "Espaço, corpo e bem-estar". O arranque do ciclo está marcado para amanhã, 4 de outubro, às 21 horas, no Salão Nobre da Reitoria da U. Porto com uma conferência a cargo do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e subordinada ao tema "Espaço, corpo e bem-estar: a proposta ecológica do Papa Francisco", tendo como anfitriões o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.


"GreenMan" é outra das propostas da noite. Trata-se de uma "conferência dançada" que fará o confronto do corpo com a paisagem e que conta com a colaboração do diretor o Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes. A encerrar a noite será inaugurada uma exposição de Pintura, Escultura, Fotografia, Cinema e Vídeo intitulada "Nós: diálogos através do corpo no espaço e no tempo", com curadoria do diretor da Faculdade de Belas Artes da U. Porto (FBAUP), José Paiva.


Outra das conferências, esta agendada para 25 de outubro, também às 21 horas no Salão Nobre da Reitoria da U. Porto, contará com a participação de Correia Fernandes, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, que juntamente com Nuno Valentim e a Provedora do Cidadão com Deficiência da Câmara do Porto, Lia Ferreira, irão abordar o tema "O corpo, o espaço e o tempo: a cidade".


A 29 de outubro destaque, também, para a inauguração da exposição "O corpo humano: dentro, fora e de dentro para fora", resultado de uma parceria entre a U. Porto, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Fundação de Serralves. A mostra irá apresentar quadros de Paula Rego e peças dos Museus de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.